Velório de Eridan Mendonça na Ethernus até três e meia da tarde

O velório da empresária Eridan Carlos Mendonça (foto) segue até três e meia da tarde de hoje, no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688). Às três e meia da tarde acontece, no próprio Etherbus missa de corpo
presente. Seguida de saída do cortejo funébre para o Parque da Paz, em Fortaleza, onde dona Eridan Mendonça será sepultadas,  às cinco da tarde.
Eridan Carlos Mendonça, morreu, ontem à noite, aos 83 anos, vítima de um enfarte fulminante.  Ela era filha do ex-deputado federal Jonas Carlos da Silva, que criou há 60 anos a Loteria Estadual do Ceará (Lotece).
Dona Eridan Mendonça se destacou na sociedade cearense por suas ações sociais filantrópicas, promovendo festas em prol dos mais pobres.
Eridan Mendonça nasceu, em Baturité (CE), em 1934. Deixa o marido, uma filha e dois netos.  
Lotece -Criada pela Lei Estadual número 2, de 7 de novembro de 1947, ratificada pelo Decreto Federal 25.118, de 22 de junho de 1948, e também pelo Decreto Federal 58.668, de 17 de junho de 1966, e regido pelo Decreto-Lei 204, de 27 de fevereiro de 1967, a Lotece com a morte de Jonas Carlos da Silva, pai do dona Eridan Mendonça, em 1979, passou a ser comandada por ela e seu marido João Mendonça.
A Lotece além de suas extrações diárias tem outros produtos como o Lotolec e a Loteria dos Sonhos. 
O pai de dona Eridan Mendonça, Jonas Carlos da Silva nasceu em Almino Afonso (RN) em 27 de setembro de 1909, filho de Antônio Carlos da Silva e de Francisca Ferreira Carlos.
Proprietário de terras, comerciante e industrial, iniciou sua carreira política elegendo-se em outubro de 1958 sétimo suplente de deputado federal pelo Ceará, na legenda das Oposições Coligadas, formadas pelo Partido Social Democrático (PSD), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido de Representação Popular (PRP). Ocupou uma cadeira na Câmara em maio de 1962 e, em outubro desse ano, elegeu-se sexto suplente de deputado federal, na legenda do PTB, tendo exercido mandato de maio a junho de 1965.
Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional 2, de outubro de 1965, e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao governo. Nessa legenda, elegeu-se em novembro de 1966 deputado federal pelo Ceará, assumindo uma cadeira na Câmara em fevereiro do ano seguinte. Durante essa legislatura, foi membro das comissões de Economia e de Serviço Social da Câmara.
Em novembro de 1970 reelegeu-se, ainda na legenda da Arena, voltando a ser membro da Comissão de Economia e tornando-se suplente da Comissão de Serviço Público. Em novembro de 1974 voltou a concorrer à reeleição, obtendo apenas a primeira suplência. Encerrando seu mandato anterior em janeiro de 1975, tornou a assumir uma cadeira na Câmara a partir de junho do mesmo ano. Em novembro de 1978 conseguiu apenas a oitava suplência de deputado federal e, deixando a Câmara, em janeiro de 1979, não voltou a assumir mandato.
Casou-se com Josefa Carlos Pereira, com quem teve três filhos, dentre eles: Eridan Mendonça.
Fundou da Loteria Estadual do Ceará (Lotece), em 1947. Faleceu, em maio de 1979, em Fortaleza, passando o comando da Lotece para a filha Eridan Mendonça e para o marido dela João Mendonça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde