Mais de 100 mil não fazem o Enem 2017 no Ceará

No Ceará a abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 hoje foi de 27,6%. Faltaram ao exame 100.809. Do total de 365.253 inscritos, 264.444  (72,4%) fizeram provas neste domingo. No Brasil, a abstenção hoje foi de 30,2%. É maior desde 2009, quando começou o Enem. que foi de 37,7%.
O primeiro dia de provas do Enem 2017 no Ceará foi considerado normal pelos organizadores. Fora os contratempos de candidatos barrados por falta de documento de identificação e por terem chegado atrasados, os demais fizeram as provas de Redação e Ciência Humanas sem percalços. Não foi identificada nenhuma tentativa de fraude​ no Estado. Estavam aptos a fazer o Enem hoje no Ceará 365.253 candidatos em 120 cidades. Compareceram 264.444 (72,4%). A abstenção juntando o pessoal que faltou e os que foram barrados por falta de documento de identificação e atrasados foi de 100.809 (27.6%).
Os candidatos cearenses reclamaram do tema da Redação: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Para Youri Matheus, de 20 anos que cursa Odontologia, mas quer Medicina e fa o Enem pela quarta vez, "a Redação foi muito amarrada. O tema foi nada agradável. Não ajudou em nada, porque a gente só poderia explorar na dissertação dentro da lei".
Já Jorge Alan, de 19 anos, que faz o Enem pela quinta vez, foi mais radical: "simplesmente não fiz a Redação. O tema era difícil e não ajudou muito. Optou por não fazer, até porque já curso Nutrição e vim mais para testar meus conhecimentos".
Samy Chagas, de 16 anos e Ana Carolina, de 17 anos, chegaram cedo no Campus Centro do Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza. Eles são os adiantados do Enem. "Tudo para evitar uma adrenalina que sobe quando a gente chega perto da hora", destacou Samy. Para Ana Carolina, "chegar cedo significa tranquilidade para fazer as provas. Dá tempo colocar o papo em dia com os amigos e fazer o Enem segura".
Duas estudantes do Colégio Christus até que chegaram cedo, mas não fizeram o Enem porque esqueceram um documento de identidade em casa. Os pais delas ainda foram buscar, mas quando retornaram os portões já estão fechados, no Centro Universitário Estácio do Ceará.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses