Pular para o conteúdo principal

Edifício Cidade de Fortaleza finaliza individualização de medidores de água

O prédio mais alto do Ceará, Edifício Cidade, em Fortaleza, está prestes a finalizar o procedimento de individualização da medição de água do condomínio. Com a medida, os moradores passam a monitorar seu próprio consumo para pagamento também de fatura individual, uma vez que deixa de ser rateado entre os condôminos.
Diante do novo modelo, cada um dos 312 apartamentos, divididos em 35 andares, contará com hidrômetros individuais. O procedimento técnico necessário já foi feito, agora a Cagece está realizando o cadastramento de cada cliente e a implantação final no sistema comercial da companhia.
Além de impulsionar a economia de água, individualizar a medição facilita também a identificação de vazamentos e reduz a pegada no meio ambiente: “os clientes economizam mais porque passam a pagar pelo que consomem, dessa forma, reduzem o desperdício em suas residências”, pontua o técnico em engenharia da Cagece, Marcelo Leite.
Atualmente, existem 228 imóveis com medição individualizada no Ceará. Somente no último ano, 84 condomínios se individualizaram no estado, dentre eles, o Edifício Cidade, localizado no Centro, em Fortaleza. Com o procedimento, o prédio passa a ter mais de 300 clientes da Cagece. 

A individualização pode ser feita em qualquer tipo de prédio. Existem duas maneiras de realizar o procedimento. Um é o processo de medição individualizada, recomendado para prédios com altura superior a 7,5 metros. Já o sistema de ligação individualizada é feito em prédios até essa altura, que oferecem condições de instalar um hidrômetro a um ramal individual vindo da rede até a residência.
Em julho do ano passado, foi sancionada a lei federal 13.312, que torna obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais. Esta ação do governo federal ajudou a reforçar a lei municipal 9.009, que vigora desde 2005, e traz em seu texto a exigência similar de que os novos condomínios verticais já sejam adequados à individualização.
Para estimular a individualização, a Cagece ministra palestras em eventos com o intuito de esclarecer e divulgar tanto as normas, quanto os benefícios da individualização.
Saiba mais
O procedimento e os documentos necessários para realizar a individualização dos imóveis estão disponíveis para download no site da Cagece, junto com todos os anexos da norma de medição individualizada. As informações podem ser acessada nesse link: https://www.cagece.com.br/norma-de-medicao-individualizad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...