IoT

A Oi lança a sua solução de internet das coisas (IoT) para o varejo desenvolvida em parceria com uma das maiores empresas do varejo brasileira e o desenvolvedor Konker. A tecnologia de IoT aplicada em geladeira e gôndola contribui para uma maior comodidade do consumidor e, sobretudo, para a inteligência do negócio ao prever demanda, gerir estoque e gerar perfis de consumo, possibilitando redução de custos e melhorando a logística através de Inteligência Artificial. Ainda em fase piloto, o protótipo está em funcionamento na loja da rede localizada em um dos principais shoppings, em São Paulo, e deve ser implementada em mais seis lojas até o final do ano.
O diretor de Negócios TI B2B da Oi, Luiz Carlos Faray de Aquino, explica que o desafio da empresa tem sido desenvolver soluções de IoT que gerem valor para o cliente. “O IoT vai mudar severamente os processos das empresas. Estamos desenvolvendo soluções com inteligência que possibilitam entender os dados captados para facilmente prescrever o comportamento do consumidor, no caso do projeto do varejo, e com isso predizer as ações que precisam ser tomadas para aumentar vendas e melhorar margem”, disse Faray.

O projeto de internet das coisas nas geladeiras está sendo desenvolvido em parceria com a Oi há três meses, tem alavancado venda e diminuído perdas. O varejista parceiro, que conta com mais de 4 mil geladeiras em todas as suas redes no país, pretende usar os dados captados com o projeto IoT para ser mais assertivo no reabastecimento e otimizar tempo da operação. Os dados captados e processados são considerados uma das grandes ferramentas para uma futura mudança na operação das lojas. A ideia é que a tecnologia possa trazer uma nova experiência do consumidor e a operação das lojas. O objetivo é identificar o perfil do consumidor, o momento de compra e futuramente entender até movimentos sazonais como consumo no verão e carnaval para definir as melhores estratégias para melhor atender o cliente em cada momento.
A Oi conta com um amplo trabalho de internet das coisas, sendo o varejo um dos pilares, junto com Smart Cities, Logística e Agro. O objetivo do trabalho é oferecer soluções em conjunto para melhorar a rentabilidade e efetividade das empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses