Fórum BNB G20+20

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) anuncia a realização do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias, iniciativa que reunirá as 40 maiores cidades médias das regiões Nordeste e norte dos estados do Minas Gerais e do Espírito Santo, excluídas capitais e municípios de regiões metropolitanas. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (Avenida Dr. Silas Munguba, 5700 - Passaré). A ideia é que, a partir de 2018, ele seja realizado anualmente em uma das cidades participantes. 
O fórum terá início com um dia dedicado à realização de painéis expositivos, que contarão com a participação de especialistas e representantes de organizações com grande expertise no assunto. No dia seguinte, uma feira com a participação de investidores viabilizará a prospecção de negócios e oportunidades de investimento. Os investidores interessados em participar da feira de negócios do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias como expositores podem realizar inscrição até o próximo dia 27, no hotsite do evento (https://www.bnb.gov.br/forum-bnb-g20mais20/investidores-expositores).
O objetivo é criar uma plataforma de negócios e governança que estimule parcerias entre os 40 municípios inclusos e iniciativa privada, bancos de desenvolvimento, organismos financeiros internacionais, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Três são os eixos de abordagem: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em parcerias público-privadas voltadas, principalmente, para o setor de infraestrutura.
"A iniciativa reflete o compromisso do Banco do Nordeste com a priorização de projetos com maior potencial de geração de externalidades positivas e de maior impacto no bem-estar das famílias, empresas e empreendedores da Região", pontuou o superintendente de Políticas de Desenvolvimento, Danilo Araújo.


Feira de Negócios
Na seleção para investidores expositores participantes da feira de negócios, será considerada a experiência na estruturação de parcerias público-privadas ou concessões públicas, atuação com o poder público municipal e representatividade dos expositores entre os diferentes segmentos prioritários de atuação. São eles: saúde, educação, segurança e assistência social, gestão ambiental, abastecimento de água e saneamento, urbanização, tecnologia da informação e comunicação, energia pública, gestão pública e economia criativa.

Os investidores que desejem participar do evento na condição de não expositor, mas que tenham interesse na prospecção de negócios nas cidades participantes, também poderão realizar inscrição pelo hotsite do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias.  

Pesquisa

Os 40 municípios que comporão o G20+20 foram selecionados com base em pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste. O estudo intitulado "Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão" levou em conta o critério populacional em seu recorte, considerando cidades com mais de 100 mil habitantes e excluindo capitais e regiões metropolitanas.

As cidades identificadas de acordo com esse parâmetro respondem por 20,9% da população da área de atuação do Banco e 33,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste.

40 municípios selecionados a compor o G20+20 de Cidades Médias

Município
UF
Município
UF
Município
UF
Açailândia
MA
Iguatu
CE
Paulo Afonso
BA
Alagoinhas
BA
Ilhéus
BA
Petrolina
PE
Arapiraca
AL
Imperatriz
MA
Porto Seguro
BA
Bacabal
MA
Itabuna
BA
Santa Cruz do Capibaribe
PE
Barreiras
BA
Itapipoca
CE
Santo Antônio de Jesus
BA
Campina Grande
PB
Jequié
BA
São Mateus
ES
Caruaru
PE
Juazeiro
BA
Sobral
CE
Caxias
MA
Juazeiro do Norte
CE
Teixeira de Freitas
BA
Codó
MA
Lagarto
SE
Teófilo Otoni
MG
Colatina
ES
Linhares
ES
Timon
MA
Crato
CE
Montes Claros
MG
Vitória da Conquista
BA
Eunápolis
BA
Mossoró
RN
Vitória de Santo Antão
PE
Feira de Santana
BA
Parnaíba
PI
-
-
Garanhuns
PE
Patos
PB
-
-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto