Pular para o conteúdo principal

Setembro Verde

setembro_verde_hm_2017.png
Três anos e nove meses. Este é o tempo que marcou o começo de uma nova história para o mecânico Raimundo Oliveira, de 58 anos. Ele teve a chance de respirar melhor e poder viver sem o auxílio do tubo de oxigênio. Raimundo foi diagnosticado com fibrose pulmonar e o único tratamento seria o transplante de pulmão. Quando recebeu essa notícia, lá no município de Xique-Xique, na Bahia, ele não se desesperou. Buscou informações e ficou sabendo que em Fortaleza havia um hospital especializado em transplante de pulmão, o Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará. 
Sem titubear, Raimundo Oliveira fez as malas e junto com a esposa embarcou para Fortaleza. Quando chegou ao Hospital de Messejana passou por consultas com os especialistas e realizou vários exames. Ele aguardou cinco meses e então foi submetido ao transplante que tanto precisava. Desde 2011, o Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes realiza transplantes de pulmão. Em seis anos, já foram feitos 38 transplantes pulmonares no HM. O Ceará está entre os três estados do país que realizam esse tipo de transplante. No Rio Grande do Sul e em São Paulo, esse tipo e cirurgia também é feita.

Nova rotina

Com um novo pulmão, seu Raimundo se sente aliviado, renascido e muito disposto. “Meu dia a dia é tranquilo. Vou à praia, converso com os amigos, me divirto e mantenho a alimentação saudável”, comemora. De três em três meses, ele retorna ao Hospital de Messejana para consultas e exames de rotina. “Não podemos descuidar da saúde, temos que tomar os medicamentos certinhos para não dar rejeição e estar sempre seguindo as recomendações dos especialistas daqui do hospital”, conta.
De acordo com o cirurgião torácico Antero Gomes Neto, coordenador do serviço de transplante pulmonar do HM, entre as cirurgias torácicas, o transplante de pulmão é o procedimento mais complexo. Ele faz um alerta para que os pacientes que necessitam de um transplante sejam encaminhados antes que a doença pulmonar esteja muito evoluída. “O paciente não pode estar muito debilitado a ponto de não aguentar uma cirurgia desse porte. É importante que o paciente seja encaminhado para um Centro de Referência, como o Hospital de Messejana, onde será avaliado por uma equipe multiprofissional, podendo entrar na fila de transplante”, orienta.

Serviço
Transplante Pulmonar do Hospital de Messejana
(85) 3101-4064

Assessoria de Comunicação

Milena Fernandes
(85) 3101-4092

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...