Dia da Cachaça-I

O Brasil produz uma média de 800 milhões de litros de cachaça por ano, entre os mais de 40 mil produtores. É a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a cerveja. Com a crise, o consumo de bebidas alcoólicas caiu – segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) o consumo de cachaça recuou 4% em 2016 nos bares e restaurantes – e torna-se mais necessária a busca por estratégias de vendas, comunicação e marketing, que mantenha o equilíbrio das receitas no segmento. Uma análise de mercado do Sebrae apontou que a cachaça assumiu um status de produto sofisticado graças aos investimentos em marketing e na diversificação de produtos. Amanhã é o Dia da Cachaça.
Por isso, a Obah Design, especialista em design de embalagens, é procurada por marcas de todos os portes que buscam um posicionamento diferenciado para o seu produto quando o assunto é conceito estético aliado a um melhor resultado para os negócios. Quando a cachaça Seleta tornou-se o primeiro produto licenciado com a marca da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, maior evento de rodeios da América Latina, agora em agosto, a Obah foi a escolha natural para desenvolver a edição especial.
Com design exclusivo e impresso em hot stamp com relevo, o rótulo é uma homenagem a um dos grandes protagonistas do evento: o peão de rodeio. Inspirado nas fivelas dos cinturões usados pelos boiadeiros, a edição limitada traduziu no brilho da prata e do ouro a valorização da tradição que há mais de sessenta anos é comemorada durante a festa.
Para Antônio Eduardo, fundador da Obah Design, o convite para desenvolver a edição limitada da Seleta em um contexto tão especial foi o reconhecimento do trabalho diferenciado que a empresa vem fazendo junto aos clientes ao longo de seus dez anos de atuação. “O design de embalagens vai muito além da estética que agrada aos olhos. Por trás de um produto amigável existe um estudo apurado do mercado, dos valores que a marca deseja passar e da expectativa do consumidor, que define a escolha no momento da decisão de compra. Um convite como o da Seleta sinaliza que conseguimos traduzir no design o espírito das marcas e os desejos dos seus consumidores finais”, comemora.
A Obah Design foi também a responsável por desenvolver, no ano passado, o naming, rótulo e embalagem da nova bebida premium da Cachaça Tiara, o Licor 112. O nome escolhido é uma simpática referência ao número da casa da avó dos donos, que criou a receita do licor. Com o desafio de apresentar ao mercado a nobreza de um licor feito a partir de insumos populares brasileiros, como a cachaça e a rapadura, a Obah optou pela aplicação de selo no gargalo da garrafa, que oferece elegância e segurança à preservação da qualidade do produto.
O rótulo, em formato de livreto, conta a história da origem artesanal do licor, suas notas e sabores, fechado com um fio de palha que torna a bebida um presente fino que dispensa embalagem, otimizando seu custo-benefício. Inteligência na solução para a marca, elegância e sofisticação foram valores traduzidos em cada detalhe.

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