Contadores homenageados na CMFor

Os contadores homenageados na CMFor (foto André Lima)
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou sessão solene para comemorar o Dia do Contador e os 16 anos da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (Acontece). A solenidade foi solicitada pelo vereador Benigno Junior (PSD) através do requerimento 10/2017, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida por Benigno Júnior.
A mesa da sessão foi composta por: Orlando Silveira, presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (Acontece); José Amauri dos Santos Teixeira, diretor do Sindicato dos Contabilistas do Ceará; Francisco Coutinho Chaves, diretor da Acontece; Lourival Alves Cavalcante, representante da Fundação Brasileira de Contabilidade e Robson de Castro e Silva, contador representando a família Cunha de Castro e Silva.

Em sua saudação aos presentes, Benigno Júnior destacou a celebração da data do dia do Contador, “não sou contador, sou advogado, mas tenho um profundo respeito e carinho por essa profissão, pois meu pai Benigno de Sousa Carneiro e meu Tio Benício exerciam essa profissão. Saúdo aos que vieram do interior para esse evento também. A Câmara recebe com orgulho a classe dos contabilistas nesta data especial, onde se comemora o Dia do Contador e os 16 anos da Acontece, a quem homenageio na pessoa do seu presidente Orlando Silveira, ” destacou.
“Estamos aqui para homenagear a classe através de seis homenageados nessa noite, que são: Soraia Tavares Almeida, Francisco Grijalva Frota; Francisco Antônio Inácio; Antônio Eliezer Pinheiro; Francisco José Gomes e Lourival Alves Cavalcante. E aproveito para renovar o meu apoio a classe através de meu mandato. Conseguimos alguns pleitos junto com a Prefeitura, como solucionar alguns problemas através da internet”, ressaltou.
Destacou que está presidindo a comissão que discute o Código da Cidade, que entrou em pauta em 2016. “Teremos uma discussão no próximo dia 29, pela manhã no auditório da CDL. Discutimos várias emendas com apoio de vocês contabilistas. É o antigo Código de Obras e Posturas. Queremos entregar, até o final desse ano para ser aprovado em plenário. Contamos com o apoio da categoria com propostas que melhorem o projeto. Estamos também na luta para mudar o horário do comércio, que vai melhorar a criação de empregos e geração de renda. Queremos dar o tratamento igualitário para lojistas de rua e de shoppings. Até o mês de outubro entregamos o projeto aprovado”, detalhou.
“Estou convicto que o oficio de vocês é essencial que os órgãos públicos e privados tenham êxito em suas administrações. Aos jovens que estão aqui, desejo sucesso, na profissão. Parabéns pelo dia de vocês”, concluiu.
Em seguida, foi realizada a entrega de uma placa em comemoração ao Dia do Contador e aos 16 anos da Associação dos Contabilistas do Ceará (Acontece) ao presidente da entidade, Orlando Silveira. Logo depois foram entregues certificados e a comenda Rui e Castro e Silva aos homenageados da noite.
Em nome dos homenageados, falou o senhor Francisco Antônio Inácio, coordenador Regional da Acontece no Cariri. “Em meu nome e em nome dos homenageados, saúdo o vereador Benigno Junior pela solenidade e todos os presentes. Como profissional da contabilidade e membro da Acontece, atuando no cariri, me sinto honrado em estar aqui recebendo essa importantíssima e grande homenagem – a honraria que leva o nome do contador Rui de Castro e Silva, que foi um dos mais respeitados profissionais da contabilidade, tornando-se um ícone da profissão no Ceará e no Brasil, minha homenagem pelo profissional e professor que foi e pelos relevantes serviços prestados a nossa classe”, ressaltou.
Observou que os ele e os demais homenageados acreditam que a Diretoria da Acontece instituiu essa comenda para homenagear os contadores e outros profissionais que prestaram relevantes serviços, pensando na valorização da classe como um todo. “Portanto, presidente Orlando Silveira, nós que fomos homenageados só temos a agradecer a vossa senhoria e a todos que fazem a associação. Essa comenda ficará para sempre gravado na nossa consciência e na nossa vida profissional”, arrematou.
A palavra a seguir foi concedida ao também contador Grijalva Frota, coordenador regional da Acontece em Sobral. “Esse é um momento impar para todos os profissionais do Estado do Ceará. O reconhecimento desse grande vereador, que representa o Legislativo de Fortaleza, em homenagear a classe, movido pela lembrança do seu pai, é algo muito honroso. Sair de nossa cidade para ser homenageado na Capital é uma honra. Esse dia de hoje é para ser comemorado por toda classe no Brasil inteiro, porque somos uma classe que contribuí para o crescimento do País, somos especiais. Por nosso admirável empenho em várias frentes de trabalho, por nossa força moral, por irmos contra o aumento de tributos, por estarmos na formação de organizações, e no apoio à transparência pública e à luta contra a fraude e corrupção, enfim, pelo amor ao Brasil. Essas são características de coragem de cada contador, que desempenha na sua vida profissional, com dignidade e acima de tudo, com confiança em Deus, pois acreditamos que a fé em Deus dá sentido à vida!, enfatizou.
Orlando Bezerra falou em nome da Acontece. Ele destacou ser este o segundo ano que a entidade é homenageada. “Quero falar da homenagem que fizemos a essas seis pessoas. É uma homenagem, mas não é de graça, é pelo desempenho de vocês em prol da entidade. E porque a homenagem Rui de Castro e Silva? Porque ele foi o associado número um da entidade e representa muitos contadores. Foi professor por muitos anos e formou muitos profissionais. A comenda reconhece o trabalho das pessoas. Cada ano homenageamos três contadores do interior e três da capital”, revelou.
“A Acontece trabalha para facilitar o trabalho dos contabilistas no Estado. Fui o primeiro presidente e voltei agora após 15 anos. É um momento histórico, pois nesse tempo, a entidade sempre viveu com as próprias pernas. Estamos abrindo agora nossos espaços. Teremos agora a eleição para o Conselho Regional dos Contabilistas, que é nosso grande parceiro. Espero que os candidatos, o Francisco Coutinho Chaves e o Robson de Castro, disputem sem denegrir um ao outro. Desejamos que nesse pleito e nos próximos quatro anos de gestão seja de união e que a disputa ocorre no mais alto nível, a eleição passa e fica a amizade. Ninguém sabe o dia de amanhã. A Acontece nasceu de muitas mãos e não tínhamos o nome ainda. Então conversando com o Robson de Castro eu disse que não tínhamos o nome ainda e ele disse, é isso Acontece, E ficou Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará – Acontece. Se Deus quiser no próximo ano estaremos aqui com a casa lotada de contadores. Nós temos que valorizar a classe”, finalizou.
www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Fortaleza Rádio Repórter