CMFor homenageia administradores

Administradores homenageados pela CMFor (foto André Lima)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem à noite, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Administrador e aos 52 anos de regulamentação da profissão no Brasil, criada por meio da Lei 4.769, de 9 de setembro de 1965. A homenagem foi proposta pelo vereador Ésio Feitosa (PPL), líder do governo na Câmara, através do requerimento 2261/2017, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida por Ésio Feitosa.

A Mesa da sessão foi formada pelo secretário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Teni Cordeiro Junior, representando o presidente daquela corte de contas, conselheiro Edilberto Carlos Pontes; pela vice-presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Rita Maria Silveira Silva; pelo presidente da Academia Cearense de Administração, João Melo; pela presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Nicolle Barbosa; pelo presidente da Associação dos Administradores do Ceará (AADECE), e pelo vereador Renan Colares (PDT).

Em sua saudação aos presentes e homenageados, o vereador Ésio Feitosa afirmou sentir-se honrado em ter sido o proponente da sessão que presta um justo reconhecimento a profissão ‘que tem mais contribuído com o desenvolvimento do País’. “Pois atua sem deixar de lado a ética, a justiça social e sobretudo, as noções basilares dessa ciência que se chama administração”, ressaltou.
O parlamentar buscou na história, momentos expressivos onde as noções da administração moderna foram lapidadas, como a gestão da poderosa esquadra inglesa no século XV, ou mesmo a época do surgimento da escrita há 4 mil anos na Suméria; ou com os Fenícios , que criaram as normas de navegação, métodos, processos e noções de administração com suas cidades-estados ou mesmo na época de Cristo, que segundo ele, foi um modelo e administrador, pois em um pequeno território, com apenas 12 apóstolos conseguiu criar uma das maiores “instituições” que até hoje persiste que e a religião cristã. “A administração moderna teve como modelo a Igreja e o Exército, como suas hierarquias”, revelou.
Ele enalteceu os 52 anos de regulamentação da profissão de administrador no Brasil e observou que nesses anos de crise, quando empresários fecham postos de trabalho e reduzem os investimentos, os administradores se colocam como a voz contrária a essa situação e pregam o investimento e a criação de empregos no País. “Nessa noite, o Legislativo reconhece a importância da categoria para nossa cidade, nosso Estado e nosso País, pois são verdadeiramente os profissionais mais comprometidos com o desenvolvimento de nossa sociedade”, destacou. Em seguida o vereador solicitou que todos de pé dessem uma salva de palmas para a categoria.
Ato contínuo, falou em nome da categoria a vice-presidente do Conselho Regional de Administração, Rita Maria da Silveira da Silva, justificando a ausência do presidente da entidade, Leonardo Macedo, que estava em atividade profissional no Interior do Estado. Ele fez os agradecimentos pela homenagem, e destacou diversas ações realizadas pelo CRA em prol da categoria. “Somos mais de 3,5 milhões de administradores no País. No Ceará temos atuado em defesa da categoria. Temos expandido o CRA e contamos com 38 delegados no Interior, lutamos pelo piso salarial, entre outras ações”, pontuou.
Após sua explanação, ela comandou as homenagens do CRA a administradores. Receberam uma comenda pelos relevantes serviços prestados a categoria: Ary Leite, Cláudia Mota, Francisco Paulo Aragão, Francisco Roberto Pinto, Humberto Dantas, José Nascimento Prado, Limadry Santos, Márcia Brandão e Paulo Teles. Foi prestada ainda uma homenagem póstuma ao professor Cléber Aquino. Já Danielle Coimbra recebeu a comenda das três entidades que reúne os profissionais: CRA-CE, Aadece e Acad. O vereador Ésio Feitosa recebeu, por sua vez, uma placa do CRA pelos relevantes serviços prestados a categoria dos administradores.
Em nome dos homenageados falou o administrador Francisco Paulo Brandão Aragão, que observou que a vida reserva muitas coisas boas, datas especiais ou situações extraordinárias, como a referente a homenagem prestada pela Câmara a todos os administradores cearenses. Ele citou cada homenageado da noite citando um pequeno currículo. Afirmou que a noite é de agradecimentos aos que fizeram a história da categoria o Estado, como também os que deram prosseguimento as conquistas. Ele citou professores da antiga Faculdade de Administração do Ceará, entre os quais: Gonçalo Pereira de Farias, Paulo Vigorelli Frota, Paulo Soares Frota, José Milton Cunha, Mauro Mendes Rangel, Júlio César do Monte, Antônio Frota Neto, Pedro Brito, Paulo Bonavides, Célio Loureiro Cavalcante, Olga Nunes, Paulo Lustosa, Arquimedes Forte Avelino, Afonso Botelho, João Melo, entre outros.
“É realmente uma data muito especial essa noite que recebemos a honraria. Sabemos da responsabilidade que ela nos impõe pelo fato de representarmos uma classe tão laborial, fecunda e fundamental para o desenvolvimento e progresso da nossa cidade. Assim cumprindo o objetivo da missão que me foi dada, em nome de todos os homenageados, deixo aqui nossos agradecimentos, ao Conselho Regional de Administração, a Academia Cearense de Administração, a Associação dos Administradores do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza e no final introduzo uma frase minha que fiz para uma homenagem a entrega do titulo de Doutor Honoris Causa a um amigo meu na Universidade de Bueno Aires, mas vejo que cabe muito bem nesta solenidade pois presto uma homenagem ao CRA, a ACAD, a AADECE e a Câmara, é assim; homenagem a quem merece, a quem presta, engrandece”, finalizou.

www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto