Pular para o conteúdo principal

Cidade e Desafios do Modo de Viver

O desenvolvimento urbano nem sempre ocorre de forma coordenada com os anseios da população. O inchaço das metrópoles acarreta consequências visíveis para todos aqueles que delas precisam, como engarrafamento, desordenamento e conflitos. Ao mesmo tempo, esses desafios motivam gestores públicos, entidades de classe e a sociedade civil organizada a propor e executar soluções. Esse é o mote para a realização do Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver”, que ocorrerá no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, de 18 a 20 de setembro. 
O evento é uma iniciativa do Arquiteto e Urbanista Jefferson John em parceria com a graduanda em Arquitetura e Urbanismo e fomentadora cultural Izabela Lima, a correalização é da Prottec Arquitetura. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://seminariocidade.blogspot.com.br

A abertura do evento será, no dia 18, com palestra de Camilo Santana, governador do Ceará. Além deles, o seminário terá participação de Ciro Pirondi (arquiteto, diretor da Escola da Cidade de São Paulo), Campelo Costa (ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB), Fausto Nilo (coordenador do eixo urbanístico do Plano Mestre Fortaleza 2040), Francisco Cunha (coordenador do Plano Recife 500 anos), Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza), além dos presidentes do IAB/CE, CAU/CE e CAU/BR, dentre outros. 

“A cidade contemporânea é uma esfinge que a todo momento nos desafia com seu mantra: ‘decifra-me ou devoro-te!’ Para lê-la, compreendê-la, interpretá-la e decifrá-la devemos nos atualizar quanto ao entendimento de sua maneira de transformar-se, tarefa que realiza a todo instante. A cidade é obra viva em constante mutação, construída por mãos leigas e eruditas e em eterna re-significação. Um bom caminho para (re)conhecê-la é o bom debate sobre seus processos. O Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver é uma ótima oportunidade para dialogarmos, arquitetos e sociedade, e assim respondermos aos desafios da esfinge”, destaca o arquiteto, doutor, Romeu Duarte (chefe DAU-UFC e ex-superintendente do IPHAN/CE), um dos debatedores do evento. 

O Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver” tem como público-alvo todos os interessados em discutir o futuro das metrópoles e soluções para as crescentes demandas. “O debate sobre a construção de cidades mais democráticas pertence a toda a sociedade. Com esse evento, queremos proporcionar ao público a oportunidade de conhecer e ouvir sobre o que vem sendo executado no Brasil”, destacam Jefferson John e Izabela Lima, organizadores do evento. 

O evento foi contemplado pelo Edital “Chamada de Ocupação Artística - Cultural do Theatro José de Alencar – 2017” e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), CAGECE e Secretaria das Cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...