Pular para o conteúdo principal

75 anos da SAC

Acordar todos os dias, abrir os olhos e poder contemplar as belezas do mundo. Isso é algo tão banal que nunca paramos para pensar a respeito. Para as pessoas que nascem cegas ou adquirem a cegueira ao longo da vida, as percepções são diferentes, mas a condição de levar uma vida plenamente inserida na sociedade e no mercado de trabalho é hoje algo muito diferente do que acontecia no passado.
No Ceará, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) atua há 75 anos para oferecer as melhores condições da pessoa cega ter uma vida digna e uma cidadania plena. Para celebrar o aniversário da instituição, será realizada de terça (19) a sexta (22) a Semana Social da Pessoa Cega, com uma série de atividades voltadas para as pessoas já atendidas pela entidade e também muitas abertas ao público em geral.
A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) mantém uma estrutura apta a desenvolver atividades de atendimento médico, realizados na Unidade Oftalmológica Ieda Otoch Baquit e no Hospital Alberto Baquit Júnior; Mantem o Instituto Hélio Góes escola de educação infantil e ensino fundamental.
Realiza mensalmente exames, consultas, cirurgias em pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), particular e de convênios. Em paralelo, a instituição atende cerca de 160 crianças e adolescentes e 90 adultos em atividades de educação e de assistência social.
Para marcar os 75 anos da SAC, a programação da Semana Social da Pessoa Cega tem início às 9 horas da terça-feira (19), com uma solenidade, as apresentações do Coral da Empresa Cerbras e apresentações de dança e música composta por alunos e assistidos da Sociedade de Assistência aos Cegos, além da inauguração do Espaço Cultural Dr. Waldo Pessoa, em homenagem ao médico oftalmologista que foi diretor da instituição. À tarde, às 14 horas, será promovida a palestra “Habilidades Sociais: Desenvolvendo a Assertividade”, com o escritor e psicólogo Assis Almeida. Em seguida, haverá a apresentação “Tarde de Talentos”, com os artistas da escola e assistidos.
De quarta (20) a sexta (22), sempre às 7h30, serão promovidas oficinas de Braille; atendimento médico com o clínico Geral Carlos Sá.
Na quarta-feira (20), às 9h30, haverá a apresentação do grupo de teatro infantil Cia. Retalhos Ceará, com a peça “Em um Quarto perto da Lua”, de Lauris Costa. À tarde será a vez da apresentação, às 14 horas, do Teatro dos Sentidos, com o espetáculo “Menos Um, -1”, do diretor Marcos Queiroz. Em paralelo, serão realizados um curso de maquiagem, com Themis Briand; uma oficina de slackline, com Diana Reis; e uma oficina de hipnose, com Amauri Lima.
À noite, às 19 horas, a Câmara dos Vereadores de Fortaleza promoverá uma Sessão Solene em Homenagem aos 75 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos, em uma iniciativa da vereadora Larissa Gaspar.
A programação segue na quinta-feira (21), com atendimento de homeopatia a partir das 8 horas, com Jacó Albuquerque, que também ministrará às 13 horas a palestra “A Ciência Homeopática na Visão Biofísicapsíquica”. Tirolesa e recreação com a equipe da Estácio FIC e Coelho em movimento e as 14h, será realizada a solenidade de entrega da Comenda Cultural Cearense, promovida pela Academia de Letras e Artes da SAC, quando serão homenageados o ex-governador do Estado do Ceará e atual presidente do Instituto do Ceará, do Instituto do Câncer, da fundação Waldemar Alcântara, presidente do conselho deliberativo do Instituto de Cegos, Lúcio Alcântara; e o poeta, escritor, radialista e jornalista Pedro Sampaio. Em seguida, será a vez da outorga do Troféu Waldo Pessoa, aos Srs. Pascoal Neto e Paulo César Lima ex-alunos que passaram pela instituição e são exemplos de superação.
A Semana Social da Pessoa Cega será encerrada na sexta-feira (22), com uma Missa às 8h30; uma apresentação do espetáculo de humor “Só tem Graça no Escuro”, com Samuel Claves e Bergson Vieira Silva, às 13h30; e uma festa de encerramento a partir das 15h30, com a participação do DJ Thiago Camargo.
Serviço
Programação dos 75 Anos da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC)
XXVIII Semana Social da Pessoa Cega
Local: Sede da Sociedade de Assistência aos Cegos – Rua Padre Anchieta, 1400 – São Gerardo
Data: De 19 (terça) a 22 (sexta) de setembro
Hora: das 7h30 às 17 horas

Informações: (85) 3206.6840

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...