Pular para o conteúdo principal

Gestão Animal de Fortaleza

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), em parceria com o gabinete da vereadora Cláudia Gomes, realizou o I Seminário sobre Políticas e Estratégias para Gestão Animal de Fortaleza, no Auditório Ademar Arruda – Câmara Municipal de Fortaleza. A atividade teve como objetivo fortalecer a medicina veterinária na casa do povo fortalezense, com intuito de discutir o bem-estar animal e o fomento de políticas públicas.
“Essa ação busca soluções definitivas e permanentes para o problema do animal abandonado. O Conselho tem uma responsabilidade muito grande nessa temática, por isso, observamos a questão do bem-estar e do animal em estado de abandono sobre diversos ângulos, dentre eles o da saúde pública e da saúde única, que é a animal, humana e ambiental. Estamos buscando políticas públicas permanentes para que possamos minimizar essa situação dos animais abandonados”, afirmou o presidente d CRMV-CE.
O evento abordou diversas questões como os ações e projetos vinculados aos animais pela Câmara Municipal de Fortaleza, a carência de políticas públicas em gestão animal e os riscos para a saúde única, o Controle populacional de animais em estado de abandono – experiência do município de Manaus.
Para a vereadora Cláudia Gomes, esse foi um momento de fortalecer a temática, junto a atores estratégicos e a Câmara Municipal. “Nossa intenção é juntar todos que pensam na causa animal, para que possamos ter um conhecimento mais científico da situação. Trouxemos palestrantes de outras cidades e da nossa cidade para que em conjunto possamos ter um foco e objetivo principal, de melhorias do bem-estar animal”, declarou.
Presente no evento, a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Itamárcia Araújo, considerou o Seminário de importância histórica. “Estamos agora resgatando parte da prioridade que o assunto requer. A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza tem o interesse e o entendimento de que é fundamental que estejamos alinhados com as políticas públicas da saúde animal. Estamos sim interessados na temáticas e queremos priorizar na nossa gestão a questão da saúde pública animal”, completou.
Outra temática abordada foi a do fortalecimento do Hospital Veterinário da FAVET/UECE, como uma solução para acesso dos animais ao serviço de saúde veterinária, frete a diversas problemáticas abordadas. Nailton Bezerra - Diretor da Favet, comentou sobre a necessidade de fortalecer as práticas de bem-estar, como um todo. “Este é momento de grande importância, uma oportunidade que não deve ser desperdiçada pela medicina veterinária de ter esse contato com a casa do povo e direcionar toda essa vontade e energia, não só ao bem-estar, mas ao todo com o cuidado dos animais. Esse é o momento da categoria, do CRMV-CE reivindicar amenizar os problemas do abandono animal como um todo, na cidade”, disse.
Como resultado final do evento, foi definido a criação e elaboração do “Pacto pela Saúde e Proteção Animal da Cidade de Fortaleza”. O documento, que será escrito por diversas mãos envoltas na temática do fortalecimento do bem-estar animal, trará propostas para o fortalecimento da saúde e bem-estar animal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...