Pular para o conteúdo principal

Escolas Conectadas

A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e a Fundação Telefônica Vivo firmam parceria hoje para trazer o projeto Escolas Conectadas para Fortaleza, a fim de estimular a formação continuada de mais de 9 mil educadores, entre professores, coordenadores e gestores, em temáticas voltadas a metodologias inovadoras de ensino e o desenvolvimento de competências do século XXI. Esta nova parceria visa contribui para a política educacional do município na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, incluindo olhar sobre o uso pedagógico de tecnologia na educação.
O projeto Escolas Conectadas permite que educadores de qualquer disciplina ou nível de experiência façam cursos em duas modalidades: “Faça Você Mesmo”, em que o educador possui maior flexibilidade na sua realização, e a modalidade “Com Especialistas”, em que o educador conta com a mediação de um profissional especializado na temática e, por isso, essa modalidade possui prazos e entregas mais delimitadas no tempo. O educador é certificado por instituições parcerias da Fundação Telefônica Vivo, como a Fundação Vanzolini, o Instituto Singularidades e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
As formações, que serão mediadas em ambiente virtual online destinado a educadores provenientes de parcerias governamentais, terão início em setembro e estarão vinculadas às áreas de atuação do educador. Com o projeto, é possível promover espaços de formação e discussão visando a inserção dos educadores na cultura digital, reforçando a importância da inovação no ambiente escolar.
O lançamento do projeto fortalece e amplia a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Telefônica Vivo, que já atua no município desde 2015 com o projeto Escola Digital (Escola Digital Fortaleza), uma plataforma gratuita voltada para alunos, educadores e redes de ensino, que dá acesso a mais de 20 mil objetos digitais de aprendizagem selecionados por especialistas. O projeto existe desde 2013, fruto de uma parceria com o Instituto Natura e o Instituto Inspirare, a fim de estimular melhorias na qualidade do ensino do país e democratizar a educação, utilizando linguagem diferenciada para cada perfil de aluno. Na plataforma, os conteúdos definidos pelos parâmetros curriculares nacional para a educação básica são desenvolvidos por meio de vídeos, infográficos, mapas, jogos, simuladores e e-books, separados por série escolar, tema, idioma e nível de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...