Pular para o conteúdo principal

Cardiologia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia Secção Ceará (SBC-CE) realiza até 18 horas de hoje, no Centro Universitário Unichristus - Campus Parque Ecológico, o XXIII Congresso Cearense de Cardiologia. O tema é ¨Prevenção das doenças cardiovasculares: um olhar para o futuro à luz das evidências”. 
De acordo com a presidente do Congresso, Maria Tereza Sá Leitão, são aguardados cerca de 700 profissionais de saúde. Na pauta, assunto pertinentes à área, por meio de palestras com nomes nacionais.
"Discutiremos as evidências em cardiologia na prevenção de doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade em todo o mundo, com enfoque à prevenção de complicações cardiovasculares e à preocupação que os serviços de saúde, profissionais e pesquisadores possuem com essas complicações que dizimam milhares de pessoas. Discutiremos ações direcionadas a mudar este quadro, de forma efetiva", destaca Tereza.
Segundo o presidente da SBC-CE, Sandro Salgueiro, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na população brasileira e responsáveis por pelo menos 20% das mortes em nossa população com mais de 30 anos de idade. "Os fatores de risco de maior incidência para o acometimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, a hipertensão, as dislipidemias e o diabetes. Já o sedentarismo, a obesidade central e periférica foram posteriormente acrescentados como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares", diz. 
Para a SBC, entre os maiores desafios no combate à redução de mortes por doenças cardiovasculares estão o controle do sobrepeso ou obesidade e do sedentarismo. "A redução desses fatores de risco são indispensáveis para a prevenção de doenças. O consumo abusivo de álcool é outro fator prevalente em 18% da população brasileira. A Região Nordeste, com 21,2%, e a Região Norte, com 19%, apresentam os maiores índices. No Brasil, a hipertensão arterial atinge cerca de 36 milhões de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, levando a 50% das mortes por doença cardiovascular. Junto com diabetes mellitus, suas complicações (cardíacas, renais e cerebrais) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar", conclui Maria Tereza. 
De acordo com ambos os médicos, as mudanças de estilo de vida devem ser sugeridas, encorajadas e reforçadas, já que melhoram o bem estar, a resposta ao tratamento medicamentoso e possuem custo reduzido. Na dieta, é recomendada a ingestão de vegetais, fibras, frutas frescas, e a redução de gorduras. Segundo os médicos, a atividade física regular de 5 a 7 vezes por semana, com o mínimo de 30 minutos de exercícios aeróbicos de moderada intensidade, também é recomendada para a prevenção das doenças cardiovasculares. "A ênfase maior deve ser a redução da ingesta de sal e de carboidratos refinados, como o açúcar e a farinha de trigo", conclui Sandro Salgueiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...