Pular para o conteúdo principal

José Avelino

"Em função dos últimos fatos relacionados à dinâmica do início das obras de requalificação da Rua José Avelino e da Av. Alberto Nepomuceno, a Prefeitura Municipal de Fortaleza vem a público esclarecer alguns pontos de fundamental interesse público.
Em nenhum momento houve desrespeito - por parte de nenhum órgão do Poder Público Municipal da Cidade de Fortaleza - às decisões judiciais ou às recomendações do Ministério Público. As atividades designadas pela Prefeitura somente estavam relacionadas às necessárias operações de desvio de trânsito em função dos preparativos para o início das obras.
A Prefeitura de Fortaleza sempre buscou o caminho do diálogo transparente e coletivo para a solução da Feira José Avelino. Ocorre que, a cada mês que a Prefeitura ofertava como tempo para que se buscassem soluções, o oposto foi ocorrendo: a cidade assistiu à veloz multiplicação exponencial do número de irregularidades, riscos e conflitos, tanto para os próprios feirantes quanto para a população como um todo.
Apesar de não ser papel do poder público garantir alternativas de espaços comerciais para pessoas que optam por esta atividade como alternativa de vida profissional, ainda mais nos casos em que as atividades são realizadas à margem das leis e do respeito com os espaços públicos, especialmente no caso da José Avelino, a Prefeitura buscou dar tempo para que soluções fossem viabilizadas pelos próprios comerciantes.
Para os ambulantes reconhecidamente de baixa renda, foram viabilizados 1.000 boxes, distribuídos por sorteio público, como forma de garantir que os mais carentes tivessem uma alternativa de manter seus pequenos comércios. Vale lembrar que somente 326 pessoas se cadastraram para o sorteio, e, apesar do não comparecimento de grande parte dos feirantes, a Prefeitura decidiu ampliar a possibilidade de cadastramento para um novo sorteio das vagas restantes.
A proposta da Prefeitura de garantir o regular funcionamento da Feira, sem a dinâmica das obras de requalificação, até o feriado do Dia das Mães havia levado em consideração o aspecto de garantir a possibilidade de planejamento e de regulação do estoque por parte dos feirantes, tanto com o propósito de permitir as vendas em uma importante data de consumo amplificado como também no sentido de se evitar a dinâmica de estoques exagerados. Ao poder público, não cabe o papel de fiador de estoques ou de responsabilização por eventuais resultados de vendas abaixo do esperado, que são possibilidades intrínsecas da vida cotidiana comercial.
A cidadania pressupõe o respeito às leis e a valorização da igualdade de deveres e direitos. É papel da Prefeitura promover o equilíbrio, tendo como pressuposto fundamental a população de Fortaleza e a cidade como um todo. Os caminhos das soluções e das alternativas foram amplamente divulgados e compartilhados com os representantes dos feirantes e entidades da sociedade civil, sempre com a participação das mais respeitosas instituições de defesa das leis e do bem público e coletivo.
A Prefeitura reitera o mesmo posicionamento de diálogo, transparência e de busca de uma solução cidadã coletiva que vem adotando ao longo de mais de quatro anos à frente da gestão da cidade de Fortaleza, mas entende que chega um momento que exige a efetivação das legais e corretas medidas administrativas, que buscam, acima de tudo, garantir a igualdade de convívio e o direito coletivo, ofertando também melhorias para a população da cidade de Fortaleza.
Prefeitura de Fortaleza."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...