No Cine do Dragão

187ª semana de programação do Cinema do Dragão (20 a 26 de abril)
Estreiam o novo longa-metragem de Marcelo Gomes JOAQUIM e o mais recente filme de Jim Jarmusch PATERSON. Pré-estreia de VERMELHO RUSSO (de Charly Braun) seguida de debate com o diretor. Sessão especial de BARONESA seguida de debate com a realizadora Juliana Antunes abrirá a MostraCINEMA DO DOCUMENTAL: FRONTEIRAS E VERDADES, parte da programação do MALOCA DRAGÃO.
Único representante brasileiro na competição oficial do Festival de Berlim, JOAQUIM é o mais novo filme do cineasta pernambucano Marcelo Gomes (de CINEMA ASPIRINAS E URUBUS). O longa acompanha a história pregressa de Joaquim José da Silva Xavier, figura que mais tarde se tornaria o mártir da inconfidência mineira conhecido pela alcunha de Tiradentes.
Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2016, o novo filme de Jim Jarmusch conta a história dePATERSON, um motorista de ônibus da cidade também chamada de Paterson em Nova Jersey. Diariamente, o homem repete uma rotina simples: dirige sua rota, observando a cidade que se revela pela janela e ouvindo fragmentos de conversas que o rodeiam; escreve poesias em um caderno; passeia com o cachorro; para em um bar, bebe uma cerveja e, depois, volta para casa para encontrar a esposa, Laura. O filme observa silenciosamente as vitórias e derrotas da vida cotidiana, e a poesia que se evidencia nos pequenos detalhes.
VERMELHO RUSSO, dirigido por Charly Braun (Além da Estrada), que também assina o roteiro ao lado da atriz Martha Nowill, estreirá dia 27 de abril. O longa venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio 2016 e participou da Mostra Internacional de São Paulo do mesmo ano. Vermelho Russo é inspirado no diário da atriz e escritora Martha Nowill, publicado na revista Piauí, em março de 2008. Conta a história da vida no teatro e a dificuldade das atrizes com duas culturas diferentes, em um misto de ficção e documentário. Além de Martha Nowill, que recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival do Rio 2013 por sua atuação no longa Entre Nós, também estão no elenco Maria Manoella (Mulher Invisível, O Palhaço), que estará na série da Globo 13 Dias Longe do Sol, o ator e diretor Michel Melamed e Soraia Chaves, estrela do cinema e da televisão portuguesa. A sessão contará com a presença do realizadorCharly Braun e Maria Manoella
Ganhador do Troféu Barroco, dado pelo Júri da Crítica, na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes,BARONESA (de Juliana Antunes) é uma mistura entre documentário e ficção. O longa-metragem registra a rotina de duas amigas, Andreia e Leidiane, que vivem no bairro Vila Mariquinha, em Belo Horizonte. Com uma câmera muito próxima das personagens, o filme aborda a experiência de ser mulher em um bairro de periferia. A sessão contará com a presença da realizadora Juliana Antunes.
T2 TRAINSPOTTING (de Danny Boyle) e MARTÍRIO* (de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita) continuam em cartaz.
*MARTÍRIO faz parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras e possui ingressos vendidos à preço popular (R$ 12 inteira / R$ 6 meia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde