Pular para o conteúdo principal

Fênix Solar

Neste mês de março, Fortaleza passou a contar com a primeira instituição de ensino pública a funcionar com energia renovável. A recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque, localizada no bairro do Siqueira, conta com 10 placas fotovoltaicas para produção da sua própria energia, estimada em 4.500 kWh/ano, gerando uma economia de cerca de R$ 2 mil/ano. Vale ressaltar que a escola atende cerca de 500 alunos, do 6º ano ao 9º ano, residentes nos bairros Canindezinho, Parque São Vicente e Siqueira. 
As placas fotovoltaicas da escola foram doadas pela Fênix Solar, empresa genuinamente cearense responsável também pela instalação desses painéis. Segundo Carlos Kleber, Diretor de Engenharia da Fênix Solar, com esses equipamentos acessíveis na escola, cria-se uma oportunidade para que os alunos conheçam o sistema solar fotovoltaico e entendam como ele funciona. “Inclusive, isso faz com que despertem desde cedo o importante sentimento de preservação do meio ambiente através da geração de energia utilizando fontes naturais renováveis”, comenta. 
Inclusive, a Fênix Solar realizará a capacitação no sistema de energia solar para os professores de ciências. A iniciativa tem como objetivo, instruir e repassar informações ao alunos sobre o funcionamento e benefícios das placas solares na escola.
Tecnologia
Para acompanhar a produção de energia na instituição, a Fênix Solar disponibilizou um aplicativo chamado SMA Sunny Portal. Com ele é possível que todos (autoridades, alunos, professores, entre outros) tenham acesso e possam acompanhar a quantidade de energia gerada por dia na escola, fazendo um comparativo mensal ou anual. 
Essa não é uma realidade apenas de Fortaleza, já que, de acordo com o Greenpeace, a partir do segundo semestre deste ano, aproximadamente 40 instituições municipais em diferentes estados do país devem passar a contar com captação de energia renovável. 
Projetos
A empresa possui em sua cartela diversas obras concluídas e em andamento, todas ligadas à instalação de painéis fotovoltaicos. Como é o caso do Lar Torres de Melo, com a instalação de 384 placas, gerando uma economia de 17 mil kWh/mês. Outro projeto é a instalação de 222 painéis solares no estacionamento da rede de lojas da Via Direta, resultando uma economia de 9 mil kWh/mês. O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) passará a funcionar no final de fevereiro com energia solar. A Fênix Solar instalou 112 módulos de 270 watts, o valor do investimento gira em torno de R$ 195 mil. 
Sobre a Fênix Solar
A Fênix Solar nasce como um importante braço da Fênix Engenharia e OK Empreendimentos, tendo seu trabalho inteiramente voltado para as energias renováveis, mais precisamente a energia solar. A empresa desde a sua fundação já traz um know how de profissionais experientes, com trabalhos realizados em todo o Brasil e América Latina. Além disso a Fênix Solar é distribuidora oficial de duas importantes marcas globais: a SMA e Sunlight. Os serviços abrangem tudo que é relacionada a geração de energia fotovoltaica. Desde a venda, instalação e distribuição de produtos ao treinamento e capacitação de profissionais e parceiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...