Pular para o conteúdo principal

EndoMarcha em Fortaleza

Pela primeira vez, Fortaleza participa da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, que acontecerá no próximo sábado (25), a partir das 9 horas, na Praça do Ferreira. A EndoMarcha ocorrerá simultaneamente em cerca de 60 países. No Brasil, será realizada em 13 cidades de 11 estados.
A marcha é uma realização nacional do blog “Endometriose e Eu”. No Ceará, a mobilização é coordenada pelo Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (GAMPECE), com apoio do Centro de Reprodução Humana Evangelista Torquato. O objetivo é dar visibilidade a dor das portadoras dessa doença crônica, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade de política públicas que possibilitem o tratamento digno e humanizado para as pacientes.
Liana Herculano, coordenadora da marcha no Ceará, é portadora de endometriose. Além da dificuldade em ter o diagnóstico correto para a doença, ela só conseguiu ter acesso ao tratamento porque tem um plano de saúde. “Nós estamos marchando por políticas públicas, para que as pacientes tenham acesso ao tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde”, ressalta. 
A endometriose atinge cerca de 200 milhões de meninas e mulheres no mundo todo. No Brasil, estima-se que mais de seis milhões são portadoras desta doença crônica. Uma em cada 10 mulheres tem endometriose e todas aquelas que menstruam correm o risco de desenvolver a doença, que pode causar dor pélvica e até infertilidade.
De acordo com o Evangelista Torquato, a endometriose é caracterizada pela presença de endométrio, camada uterina que se renova mensalmente pela menstruação, em locais fora do útero. Manifesta-se em quatro estágios (mínima, leve, moderada e severa) e não tem cura.
O especialista alerta que as mulheres devem ficar atentas a dores que aumentam de intensidade conforme o transcorrer dos ciclos menstruais. “Quanto mais cedo se detecta a doença, mais rápido um tratamento adequado poderá ser iniciado. Precisamos olhar essa paciente em sua integridade: buscando devolver a qualidade de vida que a endometriose tirou”, destaca  Evangelista Torquato.
Além da dor pélvica, a endometriose é responsável por cerca de 40% a 50% da infertilidade feminina. Portanto, caso você esteja enfrentando dificuldades para engravidar, é fundamental buscar um médico de confiança e investigar.
Serviço
EndoMarcha 2017 - Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose
Dia 25 de março de 2017, às 9 horas, na Praça do Ferreira.
Inscrição: Junte-se a nós! Não precisa ser portadora de endometriose para marcar presença na EndoMarcha 2017. Mulheres, homens, crianças e idosos: sua participação será um apoio para milhões de portadoras e famílias. Acesse o link: http://bit.ly/2gAXqAn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...