Empreendedorismo e Cultura

Nos dias 22 e 23 de março, às 18 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB) de Fortaleza acontece a primeira edição do Seminário Empreendedorismo e Cultura. O encontro vai promover por meio de palestras e oficinas gratuitas uma grande troca de experiências com renomados produtores culturais, artistas e empreendedores criativos. Destacam-se o jornalista e gestor cultural, Henilton Menezes, e o publicitário e mestre em Design, Davi Gomes, entre outros profissionais do meio cultural. 
O evento é idealizado pela ATO Marketing Cultural e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste objetiva uma discussão sobre empreendedorismo criativo e fortalecimento do campo da Cultura por meio da formação dos agentes culturais e apoiadores em potencial de ações de empreendedoras. Inclusive, além de palestras para inspirar práticas para fortalecimento do campo da Cultura, oficinas vão promover a discussão sobre a sustentabilidade de projetos e empreendimentos criativos.
A abertura acontece no dia 22, às 18h, com tema ‘A Lei Rouanet muito além dos (F)Atos’, será apresentado pelo jornalista e gestor cultural, Henilton Menezes, responsável pela concepção e gestão de editais de cultura e pela instalação e gestão dos Centros Culturais do BNB. Já no dia 23, a partir das 9h, com o publicitário e mestre em Design, Davi Gomes, na oficina Concepção de eventos com design thinking, além de mesas sobre Empreendimentos Criativos e Vias de Financiamento. 
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site http://www.atomarketingcultural.com.br/seminario/
Serviço
Seminário Empreendedorismo e Cultura 
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Conde D’eu, 560 – Centro
Telefone: (85) 3464-3108
Evento Gratuito

Confira programação completa: 
22 de Março: Abertura
18h: Credenciamento
18h30min: Palestra de abertura: A Lei Rouanet muito além dos (F)Atos com Henilton Menezes.

23 de Março - Mesas
9h às 10h30min: Empreendimentos Criativos
11h às 12h30min: Vias de Financiamento e soluções criativas para a cultura.
14h às 17h:
Oficina: Concepção de eventos com Design Thinking com Davi Gomes

Programação com mais detalhes sobre os temas e os participantes:




22 de Março - Abertura

18h - Credenciamento




18h30min - A Lei Rouanet, muito além dos (F)Atos

Palestrante - Henilton Menezes. 

Jornalista, gestor cultural, produtor musical e produtor cinematográfico. Gestor de cultura do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) entre 2003 a 2009, foi responsável pela concepção e gestão de editais de cultura e pela instalação e gestão dos Centros Culturais do BNB. Entre os anos 2010 e 2013, exerceu a função de Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, sendo atualmente sócio-diretor da Grimpa Consultoria e Gestão Cultural.




Autor do livro ‘A Lei Rouanet, muito além dos (F)Atos’, um dos mais completos estudos brasileiros sobre a Lei federal de incentivo à cultura, reunindo informações acerca dos procedimentos relativos ao incentivo fiscal federal no âmbito cultural.





23 de Março - Mesas

9h às 10h30miN - Empreendimentos Criativos

Apresentação de cases de soluções empreendedoras no campo cultural, artístico e criativo. 




Participantes:




Mário Sabino - ShotUP:


A ShotUp nasceu da paixão pelo audiovisual aliada à competência técnica de jovens empreendedores inconformados com a mesmice e com vontade de fazer acontecer.

Produz comerciais, videoclipes, ações de marketing, sound design, web, pesquisa e desenvolvimento de produtos e planejamento de campanhas, sempre com a mente aberta para embarcar em novos projetos.

Combinação de caos criativo com muita informação e planejamento estratégico eficiente. Tudo aliado às últimas técnicas e tecnologias.

Jadson Feitosa - BlitZ Intervenções 


Empresa de criação e execução de soluções inovadoras para eventos infantis, sociais e corporativos.

A Blitz Intervenções leva entretenimento em alternativas inteligentes que tornam a comunicação mais eficaz. Com artistas de primeira linha, a BlitZ apresenta soluções criativas, adequando-se às mais diversas necessidades.




11h às 12h30min - Vias de Financiamento e soluções criativas para a cultura

O foco da ação é compartilhar alternativas práticas, a partir de cases e soluções, para a viabilização de projetos. A ideia é compartilhar práticas exitosas que possibilitem autonomia financeira para os empreendedores.




Participantes:

Bia Fiuza do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza http://www.iblf.org.br/en/




O IBLF tem um projeto de música clássica na periferia para crianças e adolescentes e possui uma estrutura de gestão de relacionamento com os doadores de forma que mantém as atividades da ONG de forma permanente. 

Bia vai compartilhar a experiência do Instituto em relação à doações para os projetos direcionados para crianças e adolescentes. 




Dane de Jade - Territórios Criativos Cariri 

Sobre a Dane:

Atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e Gestora Cultural. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente desenvolve trabalhos na área de manifestação da cultura tradicional popular. Integrou o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Ceará, foi integrante do núcleo curador do Prêmio Myriam Muniz e comissão do Programa Petrobras Cultural. 




Melina Barbosa - Superintendente de marketing do Banco do Nordeste do Brasil 

Melina vai contar sobre como o Banco do Nordeste oferece vários produtos financeiros para empreendedores culturais, com processos de análise simplificado, com juros bem abaixo do praticado pelos demais bancos.




A participação de Melina é indispensável para produtoras, coletivos artísticos e artistas que por não saberem das facilidades de crédito acabam ficando dependentes de editais e leis de incentivo para viabilizar seus projetos, ou muitas vezes recorrendo aos demais bancos, com juros muito elevados.




23 de Março - Oficina

14h às 17h - Concepção de eventos com Design Thinking

Ministrante - Davi Gomes 

Publicitário. Mestre em Design pela Escola Superior de Design ELISAVA, em Barcelona. 10 anos de experiência em marketing da Bovespa, Instituto FA7, Universidade de Fortaleza e empresas de inovação e startups em Barcelona. Fundador da Soy, studio que aplica o design de experiência em cursos, palestras, imersões e eventos culturais, como o Cine Onda.




Sobre a oficina:

O design thinking é uma metodologia de processo criativo que visa desenvolver produtos e serviços para organização e empresas. Sua abordagem permite praticar a empatia, experimentação e a prototipagem das suas ideias até colocá-las em prática. Nessa oficina, usaremos a metodologia para ajudar na concepção e apresentação de eventos. Os alunos irão receber desafios reais, e terão que propor soluções inovadoras na área de produção de eventos.




Sobre a Soy:

Soy é um studio de design de experiências que atua a 4 anos em Fortaleza e São Paulo. Desenvolvemos projetos que proporcionam experiências únicas para as pessoas. Através de nossos workshops, cursos, palestras, eventos e projetos especiais conseguimos impactar positivamente nossos clientes, alunos e parceiros. Acreditamos que a experiência com conteúdos inovadores, senso estético e sensorial dos nossos projetos pode influenciar a formação de cada indivíduo, organização ou empresa. Saiba mais: www.soy.ms




Eventos que a Soy realiza: 







QUEM FAZ O SEMINÁRIO




REALIZAÇÃO: 

ATO Marketing Cultural

Sobre a ATO: Entramos em cena com o desejo de criar elos e afetos entre as várias esferas que se relacionam com o setor Cultural: artistas, produtores, empresas patrocinadoras, setor público, mídias e público. 

Desde 2009, transformamos sonhos em projetos e projetos em realizações, com compromisso e qualidade, respeitando a liberdade de criação e sempre cuidando de cada detalhe.

Com sinergia, responsabilidade e alto desempenho, modelamos e executamos projetos, comungando valores como o respeito à diversidade e aos processos criativos, a acessibilidade e a valorização do patrimônio simbólico. Atuamos potencializando o campo da Cultura, fortalecendo artistas e coletivos, através de projetos de formação, difusão e fruição artística, contribuindo para a democratização do acesso aos bens culturais, para profissionalização do setor, geração de renda e expansão da economia criativa.





Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza

Soy 





PARCERIAS:

Laboratório de Produção – Curso técnico em produção cultural

Sobre: Pioneiro no estado do Ceará. O Curso técnico em Produção de eventos culturais oferece formação técnica gratuita, contribuindo para o formação desses profissionais, apresentando-se como espaço de organização e qualificação para atender a demanda de desenvolvimento de projetos e programas culturais existente no estado do Ceará.





Focarte 

Especialistas e comunicação visual, design gráfico, arte e cenografia.




ShotUP

Studio de design de experiências que atua a 4 anos em Fortaleza e São Paulo. Desenvolve projetos que proporcionam experiências únicas para as pessoas. Através de nossos workshops, cursos, palestras, eventos e projetos especiais conseguimos impactar positivamente nossos clientes, alunos e parceiros.




Creative Comunicação 

Soluções em comunicação: Assessoria de Comunicação e imprensa, comunicação empresarial e produção de conteúdo digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses