Pular para o conteúdo principal

CMFor e TJCE firmam convênio em defesa da mulher

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou hoje, a reunião mensal da Mesa Diretora. Durante a reunião foi discutido os convênios que a CMFor está celebrando com outras instituições, uma análise do primeiro mês do Projeto Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro, além discutir as demandas dos vereadores da Casa.
O presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), comentou que a Casa do Povo está procurando consolidar mais parcerias institucionais, ressaltando a parceria que foi celebrada na semana passada entre Universidade Federal do Ceará (UFC) e CMFor, e que hoje foi oficializada uma parceria agora com o Tribunal de Justiça do Ceará em relação às mulheres vítimas de violência.
Os presidentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, e da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, assinaram, Termo de Cooperação Técnica para a implantação de programa de erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.
De o acordo com o documento, a Câmara Municipal irá destinar postos de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica, que possuam ou já possuíram procedimento tramitando no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Fortaleza.
O desembargador Gladyson Pontes disse estar “muito feliz” com a parceria, pois permite que vítimas de violência doméstica tenham independência financeira de seus agressores. “É pelo trabalho, que dignifica homens e mulheres, que elas poderão se livrar dessa violência que assola nossa sociedade”. O magistrado salientou que a expectativa agora é de que outros órgãos e empresas se interessem em aderir ao programa. Atualmente o Tribunal já emprega seis mulheres vítimas de violência, que prestam serviços ao Judiciário cearense.
Salmito Filho afirmou que é de interesse da Câmara manter uma política de defesa dos direitos da mulher vitimizada. “Estamos dando nossa contribuição no intuito de mostrar que somos contra a violência de gênero”, disse.
A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Fortaleza, informou que a seleção das trabalhadoras que participarão da iniciativa será feita pelo Juizado, a partir do atendimento feito às vítimas.
A magistrada também destacou a importância do convênio para as mulheres em situação de vulnerabilidade, “pois um dos fatores que permite que a vítima permaneça em uma situação de violência é por ocasião da dependência econômica”.
Também compareceram ao evento as desembargadoras Maria de Fátima de Melo Loureiro e Lira Ramos de Oliveira, respectivamente, coordenadora e suplente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...