No Mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer's Disease International (ADI).
Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas.
Para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) promove o Mês do Alzheimer agora em setembro, em parceria com o Aché.
Em todo o Brasil, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante todo o mês, inclusive no Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que ocorre em 21 de setembro.
Em Fortaleza, a campanha contará com diversas ações, como o III Fórum Científico Sobre Demências, além de cursos de orientação ao familiar e ações de conscientização.
Em 2016, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês. As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no país e para os direitos dos doentes. “Também é fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz.
Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.
Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.
Programação de atividades em Fortaleza
- V Curso de Orientação ao Familiar Cuidador de Idosos com Demência. “Demência: da Prevenção ao Tratamento”. 16 e 17/9, de 8 às 17 horas, no Lar São Vicente de Paulo.
- Dia Mundial da Doença de Alzheimer – Ação Nacional Informativa. 21/9. Shopping Rio Mar Fortaleza, de 10h30 às 18h30. Shopping Del Paseo, de 11 às 17 horas.
- III Fórum Científico Sobre Demências: Avaliação Diagnóstica. Universidade de Fortaleza. 23/9, às 19 horas. 24/9, de 8 às 16 horas. Público Alvo: Profissionais e estudantes. Convidados: Fabiano Moulin e Letícia Décimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.