Mês do Alzheimer em Fortaleza

No Mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer's Disease International (ADI).
Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas.
Para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) promove o Mês do Alzheimer agora em setembro, em parceria com o Aché.

Em todo o Brasil, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante todo o mês, inclusive no Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que ocorre em 21 de setembro.
Em Fortaleza, a campanha contará com diversas ações, como o III Fórum Científico Sobre Demências, além de cursos de orientação ao familiar e ações de conscientização.
Em 2016, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês. As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no país e para os direitos dos doentes. “Também é fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz.
Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.
Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.

Programação de atividades em Fortaleza

  • V Curso de Orientação ao Familiar Cuidador de Idosos com Demência. “Demência: da Prevenção ao Tratamento”. 16 e 17/9, de 8 às 17 horas, no Lar São Vicente de Paulo.
  • Dia Mundial da Doença de Alzheimer – Ação Nacional Informativa. 21/9. Shopping Rio Mar Fortaleza, de 10h30 às 18h30. Shopping Del Paseo, de 11 às 17 horas.
  • III Fórum Científico Sobre Demências: Avaliação Diagnóstica. Universidade de Fortaleza. 23/9, às 19 horas. 24/9, de 8 às 16 horas. Público Alvo: Profissionais e estudantes. Convidados: Fabiano Moulin e Letícia Décimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses