Saúde em Fortaleza

“Fizemos mais pela Saúde em quatro anos que as últimas gestões em 12 anos”. Quem afirma é a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, que usou como referência para sua argumentação, as políticas públicas na área de saúde realizadas pelas gestões que antecederam a administração Roberto Cláudio (PDT) nos últimos 12 anos e também o Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha (REM-F).
Trata-se de uma ferramenta lançada pela Folha de São Paulo em conjunto com o Instituto Datafolha neste ano eleitoral, que mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, levando em conta indicadores de saúde, educação e saneamento que calculou a eficiência da gestão e apresentou dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Socorro Martins apresentou esses dados durante evento realizado ontem, no comitê central do prefeiturável Roberto Cláudio, que reuniu os profissionais de saúde das seis regionais da Prefeitura de Fortaleza onde foram apresentadas as realizações e as propostas de campanha para a pasta da saúde.
“A pesquisa da Datafolha mostra que a missão da Saúde não é só um desafio de Fortaleza e sim de todas as capitais do pais. Se você for comparar, estamos um nível acima da média do pais. O que prova que quem usa, gosta dos nossos serviços e equipamentos de saúde”, revelou a secretária.


Fortaleza é uma cidade eficiente, segundo pesquisa Datafolha

De fato, um dos parâmetros da pesquisa revela que entre as cidades acima de 500 mil habitantes (que incluem municípios eficientes, com alguma eficiência, pouca eficiência ou ineficientes), Fortaleza está na 10ª posição, integrando o grupo das 14 cidades consideradas eficientes pela pesquisa, à frente de municípios como Curitiba, Recife, São Paulo, Londrina, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Ao analisar as ações da atual gestão com as anteriores, a secretária de saúde de Fortaleza utilizou como exemplo os postos de saúde. “Para se ter uma ideia que realizamos mais, em 12 anos as gestões que nos antecederam inauguraram dois postos de saúde em 12 anos, nós já entregamos 18 novas unidades”, comparou a gestora.

Hospital da Mulher
Francisco Alencar em meio à profissionais de saúde

Na mesma linha comparativa, o coordenador do Hospital da Mulher, Francisco Alencar, citou as melhorias realizadas por Roberto Claudio nesse importante instrumento da saúde da mulher, herança da admiração de Luizianne Lins (PT), “Recebemos o Hospital da mulher funcionando com apenas 30% da sua capacidade, hoje funciona plenamente e com a ampliação que está sendo feita, terá mais 118 leitos além de uma policlínica dentro da unidade”, destacou Alencar.
SAMU
Francisco Alencar disse também que o Ceará vem revolucionando no setor de Saúde com a inauguração dos os hospitais regionais e que Fortaleza não fica atrás. “Reformamos 78 postos, construímos 12 Upas, além das reformas dos Frotinhas e Gonzaguinhas da Barra do Ceará e do Bairro Nossa Senhora da Conceição, sem com o SAMU que teve sua base descentralizada ei ampliada na quantidade de ambulâncias e na qualidade do atendimento”, enumerou o médico.


Simulação em base descentralizada do SAMU

Sobre a base descentralizada do SAMU, o gestor informou ainda que o objetivo é diminuir o tempo reposta das ocorrências e disse também que a frota do SAMU, em 2012, era composta por 12 ambulâncias e foi ampliada na atual gestão para 19 unidades de Suporte Básico (USB), quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), e quatro motolâncias.
Críticas à política de saúde da PMF
Mesmo com números convincentes, a administração Roberto Cláudio tem recebido muitas críticas sobre sua atuação na área da saúde, principalmente dos demais candidatos à prefeito através dos debates políticos de rádio e televisão e na propaganda de Rádio, Tevê e Internet. Sobre esse assunto, Socorro Martins reconheceu ter feito muito, mas que precisa fazer muito mais, por ser, a saúde, um bem coletivo.
Novo IJF
Maquete do IJF 2

Informou ainda, que o foco é a integralidade da saúde nos próximos quatro anos.“Vamos priorizar a atenção primaria que corresponde a 85% do bolo da saúde, melhorar a questão dos medicamentos, colocar mais médicos nos postos e ampliar as especialidades com a construção do IJF 2”, detalhou Socorro Martins.Ainda sobre o novo IJF 2, a secretária de saúde falou ainda que a previsão para entrega do equipamento, em sua 1ª fase, é para o 2ª semestre de 2017 e que a população não terá só melhoria no aumento de leitos, mas também nos diagnósticos com a implantação da 1ª ressonância do serviço público municipal e a parte de hemodinâmica.
“A nossa visão é da linha do cuidado e da melhoria. Vamos dar mais atenção às condições crônicas, ao hipertenso, ao diabético, ao que sofre AVC. É disso que a população adoece. Vamos focar nosso olhar para o perfil epidemiológico da nossa população”, priorizou Socorro Martins.

Sayonara Santos, presidente do Conselho de Saúde e Socorro Martins 

Por fim, a gestora destacou que as políticas públicas na área da saúde, são as que mais as pessoas observam com o olhar crítico. Sobre essa ótica mandou um recado para os cidadãos de Fortaleza: “No dia 31 de dezembro vamos entregar Fortaleza muito melhor do que recebemos”, concluiu Socorro Martins.

Serviço
Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha disponível em:
Link da Maquete Eletrônica do Projeto do IJF 2 :
Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Tebreu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses