No Seara

A mácula, área ovalada e de cor amarela, é a porção central da retina, responsável pela visão detalhada. As maculopatias, como são denominadas as doenças da mácula, podem causar a perda da visão central, interferindo diretamente na execução de atividades cotidianas, como ler e dirigir. 

Para discutir os avanços no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, o médico oftalmologista e especialista em mácula, Abelardo Targino, realiza em 16 de junho, a partir das 17 horas, no Seara Praia Hotel, o Mácula 2016. A primeira parte do simpósio é gratuita e aberta à população em geral, para que possam sanar dúvidas sobre diagnóstico e tratamento.

Para Targino, que coordena o evento há 14 anos, a proposta do encontro é conscientizar a população e a opinião pública sobre as doenças da mácula. “Abrimos espaço para que as pessoas recebam, sem ônus, as orientações necessárias para o reconhecimento de deficiências na visão e as possibilidades de terapias”, afirma.

Os médicos oftalmologistas Rafael De Montier e Rodrigo Jorge, ambos de São Paulo, são os convidados desta edição. Na ocasião, eles conversam com a população e a classe médica cearense sobre as doenças da mácula, ainda muito associadas ao avanço da idade, apontando novos rumos para que o diagnóstico ocorra o quanto antes, com tratamento mais adequado possível ao paciente. 

Algumas doenças, como a catarata, são mais conhecidas e já contam com assistência adequada na rede pública de saúde, o que ainda não ocorre com as maculopatias. “Os tratamentos para as doenças da mácula são pouco difundidos. Isso interfere no tipo de assistência que a população recebe, já que o investimento a ser feito para se acompanhar a doença ainda é muito alto”, disse Abelardo Targino.

Para participar do simpósio, é preciso efetuar a inscrição pelos telefones (85) 98891-7171 e 99616-2806. Já aos médicos oftalmologistas é sugerida a doação de leite em pó, em prol do Iprede, instituição dedicada a promover a nutrição e o desenvolvimento de crianças na primeira infância. 

Sobre as maculopatias
As maculopatias (doenças da mácula) causam a perda da visão central. Suas principais causas são: Retinopatia Diabética, Tromboses Venosas, Membranas Anormais e, nos idosos, a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). Mesmo que raramente causem cegueira total, as doenças da mácula podem impedir o desempenho de atividades cotidianas que exijam a visão central, como trabalhar ou dirigir.

Sobre os médicos oftalmologistas
Abelardo Targino – Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez residência e especialização em Retina e Vítreo pela Fundação Hilton Rocha de Belo Horizonte. Hoje, acumula títulos como membro titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, e da American Academy of Ophthalmology. Foi presidente do Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo. No Ceará, é fundador do Centro Avançado de Retina e Catarata, Hospital de referência em oftalmologia no Estado.

Rafael De Montier – Médico do setor de retina e preceptor de Residência em Oftalmologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). É doutorando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). 

Rodrigo Jorge – Doutor em medicina no curso de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). Atualmente é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto