Vidança na Vila Velha

Amanhã (28), o Vidança convida o público à visitar a mostra que apresentará os resultados do projeto “Vidança – A Dança da Vida”, que aconteceu durante todo o mês de maio, reunindo crianças, jovens, adolescentes e adultos do bairro Vila Velha em aulas de ballet clássico, ritmos e expressões artísticas da cultura popular, danças urbanas, contação de histórias, artes manuais, modelagem básica, capoeira e percussão.. O evento será aberto ao público de 17 às 21 horas, na sede da instituição que fica na Avenida L, 400 – Bairro Vila Velha, e apresentará os resultados das oficinas de formação artística, onde as atividades realizadas pelos alunos serão apresentadas por meio de performances e intervenções artísticas.
Às 17 horas, os alunos farão o tradicional Cortejo Literário pelo entorno da escola, quando saem cantando e dançando pelas ruas e param para contar e interpretar histórias para o público. Haverá também exposição dos trabalhos desenvolvidos, feira de artesanato e uma apresentação do ballet da Cia. Vidança e grupos convidados, às 19 horas.
O projeto “Vidança – A Dança da Vida” teve o objetivo de promover a troca de experiências e a inclusão social em ações culturais e artísticas, além de estimular a economia criativa, e teve o apoio do Governo do Estado do Ceará.
Sobre o projeto “Vidança – A Dança da Vida”
O projeto “ Vidança – A Dança da Vida” aconteceu durante todo o mês de maio com oficinas gratuitas de ballet clássico e outras atividades artísticas para crianças a partir de sete anos, jovens e adultos residentes no bairro Vila Velha e adjacências. Foram favorecidos 200 beneficiários, que puderam participar de aulas de ballet, ritmos e expressões artísticas da cultura popular, danças urbanas, contação de histórias, artes manuais, modelagem básica, capoeira e percussão.
Foram nove oficinas de formação na Associação Vidança - Companhia de Danças do Ceará, que terão a participação de artistas, professores e técnicos de diversas áreas que compartilharão o seu conhecimento com os inscritos. O projeto se situa como um espaço promotor de conhecimentos e circulação de produtos artísticos, gerador de trabalho e renda para profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da arte, agregando também um significativo valor à oferta cultural. 
Sobre o Vidança
A Escola Vidança – Escola de Formação Profissional de Pesquisa, Criação e Ensino da Dança, desenvolve há 35 anos um trabalho voluntário ministrando aulas de ballet clássico, danças dramáticas, laboratório de criação coreográfica, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, criações literárias, capoeira, hip-hop, percussão, carpintaria e corte e costura para crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes no bairro Vila Velha e adjacências.
A história da Associação Vidança se confunde com a história pessoal de sua fundadora Anália Timbó (professora, bailarina e coreógrafa). Por ter sua formação graças a uma iniciativa do Dr. Tomas Pompeu de Sousa Brasil Neto – Presidente da Confederação Nacional da Indústria SESI sendo pioneiro ao convidar DENIS GRAY de ensino da dança às classes populares quando, em 1974, ingressou como aluna na Escola de Dança do SESI (Serviço Social da Indústria), da Barra do Ceará, bairro aonde residia com seus pais. Em 1977 a Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do Sesi foi extinta, sendo que, em 1979, Anália assume como professora a Escola de Dança do Sesi e continua o trabalho com crianças e adolescentes filhos e filhas de operários, e em geral da comunidade, repassando às classes populares seus conhecimentos e os desenvolvimentos que chegara a possuir como criadora (coreógrafa) e bailarina. Em 1981, Anália, então, criou o Grupo Vidança, hoje Associação Vidança Companhia de Dança do Ceará.
O Vidança Cia. de Dança do Ceará, desde 1981 realiza seus trabalhos, sob a forma de ensino e criações cênicas em Dança. Construindo suas histórias pessoais como artistas, o grupo de bailarinos do Vidança, como coletivo, vem expandindo suas criações e estudos continuados, ao mesmo tempo em que faz sonhar as crianças do bairro operário da Vila Velha, como também os bairros circunvizinhos do Jardim Iracema e Goiabeiras.
A missão da Associação VIDANÇA é trabalhar com as classes populares, priorizando o trabalho com crianças e adolescentes em situação de exclusão social, utilizando a arte e as diversas linguagens artísticas (especificamente, a Dança) como meio para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Ministrando aula de dança e criação, formando grupos intergeracionais (crianças, adolescentes e adultos), proporcionamos o domínio desta linguagem artística, também como modo de promover construção de vínculos afetivos, educacionais e culturais, enfim, realizando a promoção à saúde, vista como estado de bem-estar bio-psico-social e espiritual, bem como devolvendo a essas crianças, adolescentes e adultos das classes populares sua potência cultural expressiva.
Durante estes anos a Cia. Vidança realizou os espetáculos: 1981 “Lá Vem o Brasil”; 1982 - “Vale a Pena Viver”; 1983 - “Ceará meu Ceará”; 1984 - “Liberdade Já”; 1985 - “Liberdade”; 1986 - “Influências”; 1987 - “Cenas”; 1988 - “Prisão sem Grades I”; 1989 – “Ballet Espetacular”; 1991 – “Variações”; 1992 - “Prisão sem Grades II”; 1997 - “Viagens Intermináveis”; 1998 -“Asas e Correntes”; 1999 - “Mosaico”; 2000 –“Torém”; 2000 – “Catu Macã: Guerra Bonita”; 2001 – “Mangará: o rosto da terra”; 2001 - “Mangue: memórias da Pele”; 2001 – “Cantos Reis”, juntamente com Associação de Corais Infantis “Um Canto em cada Canto” e a Orquestra Eleazar de Carvalho, 2002 - “Festas”; 2003 “Comosomos” e “Reflexos”; 2004 - “Reverberare”; 2005 - “Danças do Boi Vidança”, 2006 - “Quintal de Mangue”, 2007 – “Terreiros de Sol e Lua” e “Brincar de Ser”; 2008 – “Viagens do Desejo - A Alma Afoita de Maria Amélia”; 2009 – “Ruas do Sonho”; 2011 – (Pré estréia) “Histórias de Acordar o Amanhã”; 2012 – “Histórias de Acordar o Amanhã”; 2013 – “Esquadras”; 2014 – “Jardim dos Girassóis”.
O Vidança participou diversas vezes como convidado oficial dos seguintes festivais: Festival de Inverno de Campina Grande, Festival de Dança do Recife, Circo Voador do Recife, Festival de Dança do Cabo – PE, Festival de Arte da Mulher Cearense, Mostra de Arte Maio Mulher, Festival Nacional de Dança Folclórica do SESI.
Em 1987, o Vidança ganhou o primeiro lugar no Iº Concurso de Dança do Éden Club. Em 2000 participou e recebeu classificação honrosa no Concurso “Rumos Itaú Cultural Dança”, com o espetáculo “Catu Macã - Guerra Bonita”, tendo sido no mesmo ano também premiado pelo Programa Capacitação Solidária com o Projeto “Danças Dramáticas”. Em 2001, o Vidança ganhou o prêmio EnCenaBrasil, concurso nacional promovido pela FUNARTE, com o espetáculo “Mangue: Memórias da Pele”. Em parceria com o Instituto Terra Mar realizou o Iº Encontro dos Povos do Mar, em novembro de 2001 no Centro Cultural Dragão do Mar. Participou do I, II, III , IV e VII FENDAFOR (Festival Nacional de Dança de Fortaleza). Em 2002 participou do Ceará Music. Em 2003 a Companhia foi contemplada com o apoio do Programa Capacitação Solidária e com o prêmio BrazilFoundation.), Dança do Ceará, que ocorreu em novembro de 2003 e em 2004 homenageado com o Troféu “Exotic Peole”. Também participou com brilhantismo como convidada da Feira da Música 2003 a 2006) e do Festival VIDA & ARTE do Jornal O Povo (2003 e 2005).
· Serviço – Festa de encerramento do projeto “Vidança – A Dança da Vida”
Data: 28 de maio (sábado)
Horário: 17 às 21 horas
Local: Avenida L, 400, Nova Assunção – Vila Velha
Informações: (85) (85) 3262-7599 / (85) 9.8725.6942

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses