In Memoriam


Câmara entrega o Título de Cidadão de Fortaleza In Memoriam a Antônio Urbano Almeida

Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (25), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza In Memoriam ao senhor Antônio Urbano Almeida. A homenagem foi oriunda do projeto de decreto Legislativo 050/2015 de autoria do vereador João Alfredo, subscrito pelos vereadores Salmito Filho (PDT), José do Carmo (PSL), Paulo Diógenes (PSD), Deodato Ramalho (PT) e Marco Aurélio (PSD). O vereador João Alfredo (PSOL) presidiu a sessão, em nome do presidente Salmito Filho.

A mesa dos trabalhos foi composta por: Lilian Nair de Almeida, filha do homenageado; professor Deoclécio Justino Said, vice-reitor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio; Roberto Nei Fonseca de Almeida, defensor publico, professor e neto do homenageado; Tiago Almeida, arquiteto e bisneto do homenageado.

Em sua saudação aos presentes, o vereador João Alfredo destacou que Antônio Urbano Almeida foi prefeito de Fortaleza e nunca a cidade havia lembrado ou homenageado o mesmo. “Faço essa homenagem a esse grande cearense, em nome de sua família. Portanto entregaremos o título de cidadão in memoriam aos três membros de sua família aqui presentes”, frisou.

Após a homenagem, em nome da família falou o arquiteto e bisneto do homenageado, Tiago Almeida. Ele disse que mesmo não conhecendo seu bisavô pessoalmente, é como tivesse conhecido, pelo tanto de ensinamentos que aprendeu com as pessoas que conviveram com ele. “Quando penso no meu bisavô, lembro de trés palavras – honestidade, simplicidade, pois sempre sabia do que era capaz e nunca quis mostrar mais do que ele era, além delas lembro da palavra Referência”.

“Tenho sorte de ter seguido a mesma profissão dele, a de arquiteto. Me sinto feliz de ter essa referência em minha família. Ele já havia sido homenageado no Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro, portanto faltava uma lembrança dele na sua terra natal. Fora esse lado profissional, existia o lado familiar era uma pessoa carinhosa e tinha diversos nomes que o chamavam, como Montenegro, pai negro. O importante é recordar e lembrar de sua personalidade que ficou marcada em nossa identidade como família”, disse Tiago.

Em seguida falou o reitor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Deoclécio Said. Ele afirmou que seu tio, era uma pessoa dotada de uma inteligência privilegiada, homem capaz de decorar um dicionário, tal era a magnitude de sua inteligência. Homem simples, de caráter e força pessoal muito grande. Simples, honesto e de coração muito bom. Merece essa honraria e queira Deus que agente possa ter sempre na memória o caráter e a visão do meu tio Montenegro”, frisou.

Falou ainda o neto de Antônio Urbano, Roberto Nei. “Meu avô teve grandes desafios para cumprir sua missão de criar os SENAIs, como a falta de comunicação, transporte, mesmo assim como ele mesmo disse, as coisas foram transportadas no lombo do burro. Ele nunca arredou pé para cumprir seu papel de formação do operário e filho do operário. Falando da pessoa do papai nego, me parece que ele após a morte dos pais, ele passou a ser uma espécie de pai dos irmãos. Eles sempre esperavam dele uma última palavra para tomar alguma decisão. Sempre tinha o respeito de todos. Tenho essa lembrança maravilhosa de honestidade, compromisso e respeito. Realmente incomodava meu tio não ter tido recebido nenhuma homenagem em sua terra, por isso procurei o vereador João Alfredo, por nossa proximidade, que acatou nossa indicação e decidiu fazer essa homenagem”, concluiu.

Perfil

Antônio Urbano de Almeida, nascido em Quixadá, Ceará, em 1900, foi engenheiro e político brasileiro. Diplomado em engenharia civil pela Escola de Minas de Ouro Preto, em 1924, sua primeira profissão foi de engenheiro residente, trabalhando na Rede de Viação Cearense, na ligação ferroviária do Ceará com a Paraíba.

Foi prefeito de Fortaleza em 1931. Após a revolução de 1930, foi convidado para assumir a chefia do 1º Distrito da então Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (atual DNOCS), sediado em Fortaleza. No ano seguinte, foi convidado para assumir a prefeitura de Fortaleza.

Em 1939, convidado por Roberto Mange, criou a Escola Ferroviária da Rede de Viação Cearense.

Em novembro de 1943, o então diretor do Departamento Nacional do SENAI, João Lüderitz, atribuía-lhe a missão de instalar o SENAI nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte. Piauí e Maranhão que constituíam a 1ª Região do SENAI, quando fundou as escolas SENAI de Fortaleza, Cedro (CE), Natal(RN), São Luís (MA) e Juazeiro do Norte(CE).

Antônio Urbano de Almeida também ajudou a fundar a 9ª Região do SENAI que era formada por

Belém e Manaus. Além de ter sido Prefeito de Fortaleza-Ceará, seu elevado senso de cidadania foi além da fundação de vários SENAIs, pelo Brasil afora. Foi o primeiro presidente do CREA-Ceará e por ter realizado trabalho na área de Engenharia e Arquitetura, foi escolhido patrono da Galeria dos Presidentes do CREA-Ceará, tendo sua foto em lugar de destaque no atual prédio do CREA, em Fortaleza-Ceará.

A concessão dessa honraria, ainda que post morten, é uma justa e merecida homenagem a quem prestou relevantes serviços não só no Estado do Ceará, mas em toda a região Norte e Nordeste, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento regional e, consequentemente, para o desenvolvimento do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses