Dragão do Mar, Herói da Pátria

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) apresentou parecer favorável ao projeto de lei do senador José Pimentel (PT/CE), que propõe inscrever o nome de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, no livro dos Heróis da Pátria. Relatora da matéria, Luizianne leu seu voto no plenário da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
Francisco José do Nascimento nasceu no Ceará, em Canoa Quebrada, Aracati, em 15 de abril de 1839. Nascido em família humilde, filho de pescador e rendeira, aprendeu a ler somente aos 20 anos. Pescador, tornou-se chefe dos condutores de jangadas e botes do litoral da capital cearense e trabalhou nas obras do porto de Fortaleza (1859). 
O homenageado é considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará. Dragão do Mar se envolveu na luta pelo abolicionismo, liderando os jangadeiros que trabalhavam no porto do Ceará para impedir que os cativos embarcassem nos navios que faziam o tráfico negreiro para as províncias do Sul.
O relatório foi aprovado por unanimidade no colegiado. “O Brasil deve conhecer e reconhecer seus heróis, sobretudo aqueles que contribuíram para acabar com o perverso regime escravocrata”, justificou Luizianne.
A proposição segue agora para a Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto