Cerimonialista

Homenageados no Dia do Cerimonialista na CMFor (foto André Lima)
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou ontem à noite, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Cerimonialista. O evento foi solicitado pela vereadora Toinha Rocha, através do requerimento 2881/2016, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.
A sessão foi presidida pela vereadora Toinha Rocha, em nome do presidente da CMFor, vereador Salmito Filho. A mesa foi composta por Ana Juaçaba, coordenadora do Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza; Alessandra Aragão, Diretora de Eventos do Comitê Nacional de Cerimonial Público; Flávio Liffeman, membro do Conselho de Ética do Comitê Nacional de Cerimonial Público; Rafael Bezerra, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos Regionais do Ceará e Priscila Cavalcanti, presidente da Skal Internacional e presidente em exercício do Sindieventos.
Toinha Rocha, em sua saudação aos presentes, destacou ser a penúltima sessão promovida por ela, como vereadora, o que ficará marcado em sua vida. “Hoje é um dia de prestar uma justa homenagem. O cerimonialista pode ser adjetivado como anjo da guarda de empresários, políticos, noivos e noivas, concludentes de cursos acadêmicos e outros segmentos, que necessitam do trabalho desses profissionais para a organização de seus eventos. Agora em dezembro, a classe política, os eleitos, precisarão muito de vocês nas solenidades de suas diplomações. Muitos de vocês aqui vão trabalhar como ‘anjos da guarda’, dessas pessoas”, frisou.
Toinha Rocha disse que estará como vereadora até 31 de dezembro deste ano, e que durante seu mandato viu a importância do trabalho dos cerimonialistas nos eventos da casa. “Sei como é importante o trabalho, mesmo quando as coisas não dão certo, mas é um trabalho em equipe. Você não consegue organizar um evento sozinha, por isso sempre conto com as pessoas do cerimonial e de minha assessoria”.
A vereadora destacou que esse evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Cerimonial Público (CNCP), visando homenagear todos cerimonialistas e mestres de cerimônia. “Uma palavra define esses profissionais – a abnegação, em tudo que fazem. Eles abrem mãos de suas famílias, suas próprias festividades, fins de semana para ser mercador de sonhos, levando sorriso à sociedade. Vocês tem meu respeito e minha consideração”, pontuou.
Toinha Rocha é autora do projeto de lei 241/2015, que institui o Dia Municipal do Cerimonialista, que está tramitando na Casa e está trabalhando para que seja aprovado ainda neste ano. A vereadora agradeceu ao Comitê Nacional do Cerimonial Público, e toda sua diretoria pela confiança e apoio ao trabalho que ela vem realizando. “Parabenizo a entidade pelo trabalho feito em prol da categoria e pela luta pela valorização do cerimonialista. Temos uma matéria que regulamenta a profissão de cerimonialista que está tramitando desde 2009 no Congresso Nacional e temos que continuar a luta por sua aprovação. Enquanto esse projeto que vai beneficiar uma categoria é protelado, outras duvidosas são aprovadas na calada da noite rapidamente. Não devemos aceitar que funcione assim. Já passou da hora de ser aprovada e sancionada. Vocês tem em mim uma apoiadora dessa luta. Sou advogada e administradora, que são profissões regulamentadas, e sei a importância da aprovação dessa lei”.
No final de sua fala, ela estendeu os parabéns todos cerimonialistas de Fortaleza, Ceará e Brasil. “Nesta noite que marca minha vida, digo para vocês que amem o que vocês fazem, trabalhem para que o evento seja o primeiro e único. Para que fique marcado no coração de quem participa, seja solenidade pública ou privada, pois nele fica assinado o nome do artista cerimonialista que realizou o evento. Muito obrigada!”, finalizou.
Em seguida, a cerimonialista Alessandra Aragão falou em nome dos homenageados. “No dia 29 de outubro celebramos em todo o Brasil, por força de lei, o Dia Nacional do Cerimonialista. Hoje por proposta da vereadora Toinha Rocha, estamos reunidos para homenagear os colegas, que por competência e ética fazem dessa profissão digna e merecedora de todas as honrarias. Na qualidade de diretora da CNPC, cumpro, ainda, o dever de apresentar em nome da presidente da entidade, Ivone de Sousa Almeida nossos agradecimentos pelo espaço de falarmos de uma tarefa que visa a preservação da imagem das instituições”.
Alessandra convidou a sociedade de Fortaleza para sensibilizar o legislativo para regulamentar a profissão de cerimonialista. “O cerimonial existe desde 26 de abril de 1500, com a organização da primeira missa. Pero Vaz de Caminha em uma carta ao Rei narra que após 47 dias navegando no Oceano Atlântico chegaram as Indias. Dias depois dois carpinteiros fizeram uma cruz e colocaram na areia, quando foi realizada a primeira missa. Os índios seguiam os mesmos gestos dos portugueses. Após terminada a cerimonia, o pregador fez uma pregação narrando a viagem dos portugueses. Hoje, imaginem a importância dessa organização. Realizamos sonhos!”.
Ela observou que os profissionais precisam estar unidos para que todos entendam os resultados de um cerimonial bem realizado. “Em nome do CNCP Brasil nos colocamos ao lado da Câmara Municipal e de outras entidades para valorizar as relações intersociais em nossa cidade. Manifestamos nossos agradecimentos a vereadora Toinha Rocha pela homenagem e acolhida. A todos nosso abraços afetuoso”, frisou.
Em seguida foi realizada a entrega de certificados em alusão ao dia do cerimonialista para os seguintes profissionais: Alessandra Bezerra Aragão; Alessandra Viana; Ana Juaçaba; Adriana Ximenes; Gabriele Nobre; Roberto Alves; Nazaré Santiago; Ana Cristina Arruda Lima; Alice Beco da Silva Rios; Grace Viana Martins; Sílvio de Paiva Ribeiro; Iara Maria de Albuquerque Gomes da Silva; José Wellington Nunes Marcelino; Tony de Sá; Maria Lúcia Cavalcante de Morais Lima; José Jardeli Oliveira de Sousa; Pablo Freire.
Flávio Liffeman, em seguida falou em nome dos cerimonialistas. Segundo ele, no Ceará calcula-se que atuem mais de sete mil profissionais, formados nas mais diversas áreas profissionais. Ele observa que o profissional não é um misto de tantas outras profissões. “Cerimonialista não é babá, estilista, psicólogo, mas procuramos entender um pouco de cada área, mas ´é importante não confundir produtor de evento e cerimonialista. O segundo estuda leis e realiza o evento dentro das normas legais. Aos homenageados da noite recebam nosso respeito e reconhecimento. Agradecemos também aos proprietários de buffets, hotéis e eventos, que nos concedem realizar em seus espaços, o nosso trabalho.
No final, ele agradeceu a vereadora a Toinha Rocha, que foi homenageada com a música ‘‘travessia’’ na voz do cantor Bibi Cavalcante.
(http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-realiza-sessao-solene-em-homenagem-ao-dia-do-cerimonialista).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto