Pular para o conteúdo principal

Bestiário Nordestino

O fantástico, o absurdo, o delirante. Esse imaginário, de bases medievais, que constrói identidades e encanta até hoje. A exposição "Bestiário Nordestino" propõe lançar uma olhar sobre o universo fantástico pela ótica do cordel e da gravura (tradicionais e contemporâneos), que conta, entalha e imprime o grotesco do mundo. Com a curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, a abertura acontece na próxima sexta-feira (25), às 19 horas, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e conta com acervo de mais de 40 obras de 19 artistas do Nordeste. Além de apreciar a arte e os encontros, a programação, gratuita e aberta ao público, conta ainda com apresentação, às 22h, de "Totonho e Os Cabra" com o show "Coco Ostentação" e outras canções. A exposição, contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense 2016, segue em cartaz até 30 de dezembro, de terça-feira a domingo, de 14 às 21 horas.
A exposição, resultado da pesquisa-viagem "Oco do Mundo", apresenta obras dos gravadores: Abraão Batista (Juazeiro/CE), Adriano Brito (Crato/CE), Guto Bitu (Crato/CE), Carlos Henrique (Crato/CE), Carlus Campos (Fortaleza/CE), Francisco de Almeida (Fortaleza/CE), J.Borges (Bezerros/PE), José Costa Leite (Condado/PB), Lourenço Gouveia (Recife/PE), Maurício Castro (Recife/PE), Nilo (Juazeiro do Norte/CE), Roberto Galvão (Fortaleza/CE), Rafael Limaverde (Fortaleza/CE), Sebastião de Paula (Fortaleza/CE), Stênio Diniz (Juazeiro/CE), Damásio Paulo (Juazeiro/CE), Antônio Lino (Juazeiro/CE), Walderêdo Gonçalves (Juazeiro/CE) e Justino P. Bandeira (Juazeiro/CE).
O acervo da exposição é fruto, em sua maioria, do projeto Oco do Mundo. Durante 14 dias, Rafael e Marquinhos caíram na estrada em uma pesquisa sobre a gravura e um tanto de encantamento no encontro com esses artistas nordestinos. Essa saga foi vivida e desenhada entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro de 2016, percorrendo quatro estados, dez cidades visitadas, 2300 quilômetros. Os curadores do tiveram encontros com os artistas: Adriano Brito, Guto Bitu, Carlos Henrique (Crato/CE), Nilo, Abraão Batista, Stênio Diniz (Juazeiro/CE), J.Borges (Caruaru/PE), Maurício Castro e Lourenço Gouveia (Recife/PE), José Costa Leite (Condado/PB). E o resultado desse imaginário fantástico pode ser conferido em cada obra, agora, exposta.
"O grotesco é um espaço onde se aniquila o ordenamento do universo. O subterrâneo de nossa realidade. Haverá sempre um lugar em nós para uma animalidade particular, para o fantástico, o absurdo, o delirante que desafia o real, perpetuam monstruosidades que permeiam medos e pesadelos. Os animais impossíveis, nascidos de uma imaginação enlouquecida, tornam-se a natureza secreta dos homens. É ele agora que vai espreitá-lo e revelar-lhe sua própria verdade. Não se sabe muito bem sua origem, mas nos chegam pelas oralidades medievas, indígenas e africanas. Desse residual o nordeste então cria e recria seu próprio bestiário", afirma Rafael Limaverde.
Curadoria da exposição Bestiário Nordestino:
Rafael Limaverde - Nascido em Belém e naturalizado cearense, começou sua carreira como cartunista e ilustrador editorial. Paralelo a carreira como ilustrador, passa a trabalhar de forma autodidata como xilogravurista onde, no ano 2000 fez sua primeira exposição de gravura intitulada “Xilofagia” e que contava com 14 impressões cujo o tema eram figuras e manifestações do universo sertanejo. Em 2004 entrou para o IFCE onde formou-se no ano de 2009 em Artes visuais. Curador da exposição Eco Barroco em 2011, participou de várias exposições no Ceará, incluindo Salão de Abril, Salão dos Novos, Salão de Sobral, Bienal Internacional de Gravura do Ceará e Unifor Plástica. Trabalha com design, xilogravura, intervenção urbana e ilustração de livros infantis.
Marquinhos Abu - Nascido em Fortaleza, grafiteiro, pesquisador, facilitador de oficinas de intervenção urbana, graduando em Licenciatura em Artes Visuais IFCE, membro do Coletivo Aparecidos Políticos, Participou de várias exposições como no Salão de Abril, Na coletiva Heteróclito na Fa7, Conter – Sobrado José Lourenço e CCBNB.
Artista convidado para show de abertura da exposição:
Totonho e os Cabra - um dos mais geniais artistas do Brasil, arrebenta as estruturas de produção musical na Paraíba e apresenta, pela primeira vez em Fortaleza, o show “Coco Ostentação”. Natural de Monteiro (PB), e inspirado pela força da poesia regional, ele dialoga com o universal, escancarando um som autêntico e provocador.

Serviço: Abertura - Exposição Bestiário Nordestino
Data: 25 de novembro às 19 horas
Local: Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Programação: Apresentação às 22h de Totonho e Os Cabra com show “Coco Ostentação”. Atividade gratuita e aberta ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...