Prevenção de traumas

O Instituto José Frota (IJF), a Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) e a Sociedade Cearense de Medicina de Urgência (Socemu) promovem, amanhã (17), uma mobilização com o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção de traumas.
A ação tem como objetivo alertar para os fatores de riscos de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.
A partir das oito da manhã, médicos membros da Abramede, da Socemu e colaboradores caminharão pelo entorno do IJF e pela Rua Clarindo de Queiroz, nas proximidades da Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira), corredor comercial de peças e artigos para motos, abordando condutores, pedestres, vendedores e clientes para chamar a atenção sobre a importância do respeito aos limites de velocidade das vias, do uso de todos os itens de segurança (capacete, calças reforçadas e calçados fechados) e para a trágica combinação da direção com o consumo de bebidas alcoólicas.
A programação ainda continua até às 22 horas, com a exibição de vídeos educacionais ao público, na área aberta da entrada do Bloco Hospitalar do IJF, pela Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro. 
IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA
Entre os meses de janeiro e junho deste ano, 8.517 pacientes foram acolhidos na Emergência do IJF por conta de lesões graves causadas por acidentes de trânsito. Deste total, 5.304 eram motociclistas. Pacientes neste perfil, tendo em vista a gravidade dos traumas, acabam sendo priorizados nas já demandadas filas de espera por cirurgias e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o tempo de recuperação é mais demorado, exigindo longos períodos de internação e reabilitação.
Mesmo com uma taxa ainda alarmante, houve uma redução de 21% no numero de vítimas de acidentes de transporte acolhidas no IJF no primeiro semestre deste ano, se comparados os registros do mesmo período no ano de 2014, quando o hospital recebeu 10.251 acidentados. Com relação aos motociclistas, em 2014, 6.307 acolhimentos foram registrados, 20% a mais que no primeiro semestre de 2016.
O resultado positivo é avaliado como fruto das ações de educação e fiscalização realizadas pela AMC, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e pelas Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, assim como também pela melhor estrutura de sinalização e pavimentação de vias. Vale ressaltar também a colaboração da maioria dos condutores, cada vez mais comprometidos com o cumprimento das normas de segurança.
SERVIÇO
Mobilização de Prevenção ao Trauma (IJF/ Abramede/Socemu)
Local: Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira)
Encontro das Ruas Clarindo de Queiroz e Senador Pompeu, Centro.
Dia: Amanhã (17).
Horário: 8 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto