Outubro Rosa no César Cals

Outubro no Hospital Geral César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Estado, é voltado para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Na busca por uma maior visibilidade do movimento Outubro Rosa, na próxima terça-feira (11), das oito da manhã ao meio-dia, na Praça da Lagoinha, localizada ao lado do hospital, no Centro de Fortaleza, uma série de atividades será desenvolvida para chamar a atenção sobre o autoexame e a detecção precoce do câncer de mama.
A praça será dividida em quatro estações para a realização de diversos serviços de saúde, com orientação e informações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Na estação um, chamada de Promoção da Saúde, haverá verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação de risco cardíaco e orientações em saúde.
A estação dois será a das Artes, com apresentação musical que terá a participação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Já a estação três, a Multiprofissional, vai contar com várias ações das profissões da saúde, como a Farmácia, com exposição Plantas que Curam – Fitoterapia e Prevenção do Câncer e Propriedades anti-inflamatórias, da Farmácia Viva da Universidade Federal do Ceará (UFC); a Nutrição com o stand apresentando alimentos que previnem o câncer; a Fisioterapia com o Projeto de Atenção às Mulheres Mastectomizadas do Centro Universitário Estácio do Ceará; e a Educação Física, que será responsável pelo cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e avaliação física.
Na estação quatro, que ganhou o nome de Espaço Ativo, serão desenvolvidas atividades de ginástica laboral, Pilates, RPG, Quiropraxia e, ainda, apresentação do grupo da Terapia do Riso, que vai contar com a participação de alunos do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Estado (PROENSINO) e aulas de Zumba, para animar os participantes.
Para as pacientes que estão nas salas de espera, como na recepção do Centro de Imagem e no ambulatório de Ginecologia e Mastologia, para as consultas e exames, profissionais juntamente com estagiários do serviço de Psicologia e Enfermagem do HGCC conversarão com as pacientes, numa atividade de educação em saúde, para estimular sobre a importância do autoexame da mama e incentivar o comparecimento às unidades de saúde para fazer a prevenção, entre outros assuntos.
O evento será realizado em parceria com as universidades e faculdades que realizam estágios no HGCC, com profissionais e estagiários dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física de instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Centro Universitário Christus, Centro Universitário Estácio do Ceará, Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) e Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses