IV Datafolha-O Povo para Fortaleza

Carlos Mazzacarlosmazza@opovo.com.br - O Povo
Política
A eleição em Fortaleza chega ao dia da escolha do próximo prefeito com cenário de disputa entre Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) no 2º turno. Na véspera da votação, última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha aponta o prefeito com 39% dos votos válidos, contra 31% do deputado estadual. A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) surge em seguida, com 17%.
No balanço de votos válidos, que é a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado, são excluídos da conta eleitores que declaram votos brancos e nulos, assim como indecisos. Pesquisa ainda aponta que, apesar de pouco provável, há possibilidade de mudança no cenário: a um dia da eleição, 17% dos eleitores ainda dizem que podem mudar de voto.
Como para vencer no 1º turno um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, é clara a tendência de 2º turno em Fortaleza. 
No último levantamento, dos dias 22 e 23 de setembro, Roberto Cláudio registrava mesmo índice de 39% dos votos válidos. Já Capitão Wagner oscilou negativamente um ponto, indo de 32% para 31%.
Demais candidatos permaneceram com mesmos índices, ou oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Luizianne Lins manteve índice de 17 pontos percentuais. Heitor Férrer (PDT) também permaneceu com 7%, seguido de Ronaldo Martins (PRB), com 4% e João Alfredo (Psol), com 2%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS) não pontuaram.
Apesar de 89% se declararem decididos, 19% admitiram ainda não saber o número de seus candidatos.
Votos totais
Nos votos totais – incluindo 5% de brancos e nulos e 4% de indecisos –, Roberto Cláudio oscilou dois pontos para cima, indo de 34% para 36%. Já Capitão Wagner segue com 28%. Luizianne oscilou um ponto positivamente, passando de 15% para 16%, seguida de Heitor Férrer com 6%, Ronaldo Martins com 3% e João Alfredo com 1%. 
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe um candidato sem ter acesso a uma lista dos candidatos, Roberto Cláudio lidera com 30% das citações. Logo após, surgem Capitão Wagner, com 23%, Luizianne Lins, com 12%, Heitor Férrer, com 5%, Ronaldo Martins, com 2%, e João Alfredo, com 1%. Este tipo de voto é geralmente considerado mais consolidado.
Na rejeição, quando eleitores dizem em quem não votariam de jeito nenhum, Luizianne oscilou dois pontos para cima, indo de 38% para 40% das menções. Tin Gomes manteve índice de 26%, Roberto Cláudio cresceu dois pontos, passando de 20% para 22%. Maior adversário do prefeito, Capitão Wagner cresceu seis pontos no quesito, indo de 15% para 21%.
A pesquisa foi realizada entre a última sexta-feira, 30, e este sábado, 1º, e ouviu 1745 eleitores de todo o Município. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-04247/2016. 
Ponto de vista
Pão quente
A pesquisa 
O POVO/Datafolha é pão quentinho na boca do forno. 1.745 eleitores entrevistados entre a sexta-feira e a manhã de sábado, véspera da peregrinação pelas urnas. A menor (2%) margem de erro entre todas as pesquisas realizadas até aqui em Fortaleza. Alguns indicativos são preciosos. Mantendo o ritmo, não há sinais de fenômeno eleitoral. Todas as mudanças em relação à pesquisa de uma semana atrás se dão absolutamente dentro da margem de erro. Porém, vale o foco em pontos específicos. Entre esta e a última consulta, Roberto Cláudio conseguiu aumentar em dois pontos a diferença para o Capitão na pesquisa estimulada. O que era seis agora são oito pontos separando o primeiro do segundo colocado, situação já ocorrida em pesquisa do dia 8. Há melhores notícias para RC do que para o Capitão. O prefeito cresceu na espontânea. Wagner estagnou. Desde a primeira pesquisa, a rejeição de RC caiu de 29% para 22%, enquanto a de Wagner aumentou de 13 para 21%. Está nesse ponto o grande drama da ex-prefeita Luizianne Lins, que tem 40% de rejeição.
A disputa vai para o 2º turno. Se a apuração confirmar a pesquisa, os pesos de Luizianne e Heitor Férrer tendem 
a ser decisivos..
Por Fábio Campos
Colunista de Política do O POVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses