Energias renováveis

A Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) promove amanhã, às 8h30, a última edição do Café & Negócios em 2016, com o tema “Geração Distribuída, Oportunidades e Desafios”. O evento acontece no salão aberto da cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Serão abordadas três perspectivas: “Ponto de vista do mercado”, com a apresentação do presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) e CEO da Braselco, Armando Mendes de Abreu; “Ponto de vista jurídico”, com a explanação do advogado e consultor da Albuquerque Pinto Advogados, Antônio Eugênio Vieira Filho; e “Ponto de vista estratégico”, com o gerente de negócios e projetos da Solier, Marcelo Silva. 
“O mercado de energias renováveis vem sendo apontado como o futuro tanto para consumidores residenciais quanto empresariais. O objetivo do evento é esclarecer as vantagens de utilizar esse modelo e mostrar todo o potencial do mercado no Ceará, por natureza um Estado favorecido para empregar diferentes modelos”, destaca o presidente da CBP-CE e CEO da Braselco, Armando Mendes de Abreu. 
O aspecto jurídico das energias renováveis será abordado pelo advogado e consultor da Albuquerque Pinto Advogados, Antônio Eugênio Vieira Filho. “Desde a Resolução 687/2015, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve mudanças com sentido de estimular a utilização de energias renováveis para os mais diversos públicos, entretanto muitos aspectos referentes ao tema foram alterados, principalmente na seara jurídica”, destaca o advogado. 
Em sua palestra, o gerente de negócios e projetos da Solier, Marcelo Silva, abordará estratégias para se ter geração distribuída. “Desde a implementação da nova Resolução da ANEEL, foi ampliado o leque de oportunidade para as energias renováveis. Vamos mostrar que tipo de modelo o cliente poderá escolher – solar, eólica, biomassa – e qual melhor tipo de soluções adotar tanto para casos empresariais como residenciais”, explica. 
Em tempos de energia elétrica cada vez mais cara e novos reajustes já sinalizados pelo governo federal, os consumidores brasileiros têm buscado alternativas para economizar. Uma das principais apostas, seja por parte de pessoas físicas ou jurídicas, tem sido investir na micro e minigeração de energia, atividade que cresceu bastante em vários estados do País, incluindo o Ceará. Segundo a Aneel, há um ano o Estado possuía apenas 95 conexões, valor este que já saltou para 228 atualmente. Trata-se de um crescimento de 140% em apenas 12 meses. 
No Nordeste, o Ceará lidera no número de conexões de micro e minigeração de energia, seguido por Pernambuco (140) e Bahia (116). A atividade começou a se desenvolver no Estado entre julho e setembro de 2013, quando as primeiras cinco conexões foram instaladas em solo cearense. De lá para cá, a atividade cresceu sucessivamente e, atualmente, já tem uma potência total instalada de 1.104 kW, segundo informações da Aneel. 
O evento também trará o grande lançamento da missão empresarial Conexão Energias Renováveis – Ceará l Portugal, promovida pela Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que acontecerá entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro e reunirá empresários, empreendedores, associações e investidores ligados ao setor de energias renováveis do Brasil e de Portugal para um encontro inédito entre as empresas do ramo. A missão terá apoio de mais de 19 entidades entre brasileiras e portuguesas. 
O Café & Negócios tem como realizador a CBP-CE; como co-anfitriões diamente: a Albuquerque Pinto Advogados e Braselco; co-anfitriões ouro: a Celimp e Solier, e apoio da Megajoule, MZG Advogados, Termaco, Tecer e Fiec. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses