Adenóides

Adenóides, também podem ser chamadas popularmente de "Carne Esponjosa no Nariz", localizadas no alto da boca, por trás do nariz e céu da boca. Adenoides aumentadas e inflamadas, podem ser dolorosas e dificultar a respiração. A otorrinolaringologista Maura Neves, da Clinica MedPrimus desmitificou alguns os mitos e verdades sobre “carne esponjosa no nariz”.
1. Carne esponjosa e adenoide é a mesma coisa.
Verdade. A adenoide é um conglomerado de tecido linfoide ( defesa) que quando olhamos parece muito uma esponja. Por isso o nome popular. 
2. Nem todo mundo tem adenoide.
Mito. Maura Neves explica que todos temos esse tecido na infância. Ele regride espontaneamente durante o crescimento. Algumas vezes a adenoide cresce muito rápido na infância e causa problemas respiratórios como nariz tampado e roncos. Na adolescência normalmente ela já regrediu. Quando isso não acontece a respiração pode ser comprometida .
3. Adenoide pode causar infecções.
Verdade. A adenoide tem papel de defesa do organismo durante a infância. Junto com as amigdalas e os linfonodos ( gânglios) constituem o anel linfático de waldayer. Dra. Maura explica que a adenoide pode ter uma adenoidite, como temos a amigdalite. Na amigdala o sintoma da adenoidite é semelhante ao da sinusite com secreção nasal, nariz tampado e febre. Além disso, a adenoideaumentada pode causar otites (infecções de ouvido).
4. Adenoide aumentada pode causar problemas de audição.
Verdade. A adenoide esta posicionada ao lado das tubas auditivas. Essa proximidade facilita a obstrução da drenagem de secreções do ouvido e infeções nessa região. Além disso, apenas a retenção de secreção no ouvido já provoca alteração da audição. Isso ocorre com mais frequência nas crianças e pode atrapalhar o desenvolvimento da linguagem.
5. Adenoide aumentada sempre tem que ser operada.
Mito. A cirurgia para a adenoide é indicada em casos de obstrução (quando a respiração fica comprometida) ou quando ocorrem infecções de repetição como adenoidites e otites. Portanto a indicação depende do quadro clinico do paciente.
6. Alergia piora a adenoide.
Verdade. Pessoas com rinite alérgica possuem um fator inflamatório aumentado (relacionado a alergia). O aumento da inflamação provoca um aumento da adenoide reativo. Essas pessoas tem então dois fatores para causar obstrução nasal: a rinite e a adenoide.
7. Operar e tirar a amigdala e adenoide pode causar danos a imunidade.
Mito. “O sistema imunológico do organismo esta situado em vários locais. Ao remover uma parte dele, o restante assume totalmente a defesa do corpo. Outro ponto importante é considerar que a cirurgia só será indicada em pessoas nas quais a adenoide esteja causando problemas (obstrução e/ou infecção), explica Maura Neves.
Dessa maneira há benefício ao organismo e não maleficio.
Sobre a Clínica MEDPRIMUS
Acolher os pacientes com tratamentos multiprofissionais, para proporcionar bem-estar é o lema do corpo clinico MEDPRIMUS. Dessa forma, preza pelo atendimento personalizado que supre a todas as expectativas do cliente/paciente, gerando confiança e criando vínculo com o paciente. Bem localizada, a Clinica esta na Região de Moema São Paulo, com ótima infraestrutura e tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses