50 anos do Grupo de Tradições Cearenses

São 50 anos de história, tradição e uma vida dedicada à arte e à cultura. Assim se resume a história do Grupo de Tradições Cearenses, que em 12 de outubro comemora as suas bodas de ouro.
Entusiasmada com os cursos de dança que acabara de fazer na Espanha, a professora. Elzenir Colares, fundou na Casa de Cultura Hispânica da UFC, o Grupo Folclórico Hispano-Brasileiro, em 12 de outubro de 1966. Aos poucos o grupo foi incluindo em seu repertório elementos da cultura cearense.
O objetivo era levar a divulgação da nossa cultura às comunidades que tivessem menos oportunidades, como fez o poeta espanhol Federico Garcia Lorca com o seu teatro. Uma tourada simulada, no palco do Theatro José de Alencar, foi o embrião de uma história que até hoje rende muitos frutos.
Longas viagens resultaram em apresentações marcantes por todos os recantos do Brasil e até do exterior. A bênção de sua Santidade, o Papa João Paulo II, em julho de 1980, em Fortaleza, e as idas do Grupo aos Festivais Internacionais de Folclore (na França, Espanha, Suíça, Peru e Marrocos) até hoje são lembradas com carinho pelos eternos integrantes.
E para coroar os 50 anos de história, o Grupo de Tradições Cearenses vai comemorar o aniversário mostrando o que de melhor aconteceu em sua história. “Vamos usar aquele que sempre foi o nosso palco principal, o Theatro José de Alencar, mostrando os filhos do GTC, grupos formados por integrantes que passaram por aqui no dia 14 (amanhã)”, informou o presidente do GTC, professor Artur Rocha. Ainda amanhã (14), o Coral Divina Música, que foi formado e comandado pela professora Elzenir Colares vai fazer uma homenagem ao GTC e à sua fundadora.
“E no sábado (15) é a nossa vez de mostrar porque chegamos tão longe e ainda vamos viver muito mais”, comemorou Artur Rocha.
Com apresentações de danças e quadros pesquisados pelo GTC desde sua fundação, o espetáculo das Bodas de Ouro do GTC promete emocionar as gerações que acompanham o grupo desde a sua fundação e as que vão acompanhar os próximos 50 anos.
Serviço
Bodas de ouro do Grupo de Tradições Cearenses
Amanhã (14) e sábado (15), às 19 horas, no Theatro José de Alencar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses