'Vamo' começa a rodar

A Prefeitura de Fortaleza comemora o Dia Mundial Sem Carro (22/9) com a inauguração simbólica, na Praça Luiza Távora, de uma das cinco estações do VAMO que prometem reduzir o número de veículos na cidade, estimulando o compartilhamento de carros, além de reduzir o CO² no meio ambiente e estimular a interação social entre a população.
O sistema público de carros elétricos da capital inicia nova fase com a operação assistida de veículos alternativos para mobilidade (VAMO), em quatro bairros. A ideia é trazer mais opções para a mobilidade de Fortaleza, como explicou o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia. "A gente começa essa fase com cinco estações e, durante um mês, daremos toda assistência aos usuários. Em novembro, expandimos para a operação completa com 12 estações. A ideia é que o cidadão possa ter opções, caso deseje, um dia se deslocando de ônibus com ar-condicionado, outro de Bicicletar, e, eventualmente, tenha à disposição um carro compartilhado, um táxi. É isso que as cidades que melhor se resolveram em mobilidade fizeram e é o que queremos fazer em Fortaleza", afirmou.
A parti de agora, o projeto pioneiro no Brasil disponibiliza as cinco primeiras estações, sendo elas Montese, São Gerardo, Edson Queiroz e Aldeota/Praça Luiza Távora e Aldeota/Center Um. Nelas, os carros elétricos modelo "Zhidou EEC L7e-80" e "BYD e6" serão as opções de um uso sustentável e não poluente para os usuários do modal.
Sued Lacerda, engenheiro da Prefeitura que atua para viabilização do projeto, explicou o que o fortalezense deverá fazer para utilizar o sistema. "O usuário que quiser utilizar deve entrar no site (vamofortaleza.com), informar e-mail e, após, realizar cadastro com dados pessoais. As documentações serão avaliadas, a exemplo da CNH, e uma vez essa documentação for validada pelo pessoal da Serttel, será realizado, através de ligação, agendamento para test-drive, bem como realização da assinatura do termo de responsabilidade. O sistema funciona de forma semelhante ao das bicicletas compartilhadas, que temos estações espalhadas pela cidade e, havendo a disponibilidade do veículo, o usuário pode retirá-lo e devolvê-lo em qualquer um das estações, desde que tenha vaga", contou.
Por meio do site e aplicativo para smartphone poderão ser realizadas reservas de qualquer carro do VAMO disponível nas estações, tendo até 15 minutos para efetivação da retirada deste. Os veículos elétricos poderão ser retirados todos os dias, das 5h às 23h59min, podendo ser devolvidos 24h por dia.
Para concretização da ação, foi realizada parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, Serttel e Hapvida Saúde. O objetivo é trazer melhorias na saúde, mobilidade e gerar reflexão sobre o estilo de vida que desejamos ter, como lembrou Simone Varellas, Diretora de Marketing da Hapvida. "Essa é uma ideia vanguardista, sendo o mesmo modelo que existe em Milão, Londres, Paris e estamos trazendo para Fortaleza, sendo o primeiro de carros compartilhados elétricos no Brasil, possibilitando a cidade refletir sobre qualidade de vida e sustentabilidade. Compartilhar faz bem, cada um pode colaborá um pouco com a qualidade de vida da gente e da cidade. É responsabilidade do cidadão, das empresas e do poder público fazer sua parte", completou.
A ação terá, em sua última fase, 12 estações do VAMO espalhadas pela cidade que possibilitarão diminuição dos impactos negativos de CO² na atmosfera, estimulando uma prática sustentável e que traz a reflexão sobre uma cidade cidadã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde