Setembro Amarelo na Praça dos Estressados

Desde 2014, durante todo setembro é realizada, mundialmente, a campanha Setembro Amarelo. O movimento visa conscientizar a população sobre o suicídio, através da identificação de prédios públicos e particulares com a cor amarela, além da realização de diversas ações para divulgação de informações a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Esse ano são realizadas ações em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a Associação em Defesa da Saúde Mental (ADSM), apoiadora da campanha na capital, promove até o próximo sábado (24), sempre a partir das quatro e meia da tarde, na Praça dos Estressados, na Beira-Mar, ações de conscientização com distribuição de material informativo.
Os Mercadinhos São Luiz estão apoiando o movimento com a divulgação das ações nas suas redes sociais, encarte e nas lojas.
Setembro Amarelo  - Iniciada no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a Campanha Setembro Amarelorealizou as primeiras atividades em 2014, em Brasília. Em 2015, o movimento conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do País. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Com a campanha, as entidades promotoras buscam quebrar o tabu a respeito de temática do suicídio, acreditando que discutir e conhecer as causas que levam um indivíduo a atentar contra a própria vida ajudará na prevenção dessa ação que hoje é a causa da morte de 32 brasileiros, diariamente, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, mas, para isso é necessário que a população consiga identificar os sinais que a pessoa apresenta quando está com ideias suicidas, para então conseguir ajudá-la. Esse movimento de conscientização foi fundamental para a prevenção do câncer, da AIDS e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assuntos considerados tabus há algumas décadas atrás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto