quarta-feira, setembro 14

Percursos Urbanos do CCBNB-Fortaleza

No próximo sábado (17), o Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza) promove mais uma edição do programa Percursos Urbanos. Desta vez, os participantes visitarão a antiga Vila de São José de Ribamar, em Aquiraz. Na oportunidade, eles serão apresentados a construções que remontam ao Século XVIII, como a imponente Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia, a Residência do Capitao-Mor e ruínas do antigo Seminário Jesuítico.
Segundo a mediadora Olga Paiva, o local também foi palco de resistência dos povos indígenas na chamada Guerra dos Bárbaros, cujo desfecho culminou na elevação do povoado do Forte, futura Vila da Fortaleza, a categoria de sede da Capitania do Siara Grande.
"É importante para as pessoas conhecerem os patrimônios culturais que existem no Ceará. Esse percurso tem como objetivo explorarmos melhor a história e a arquitetura do nosso Estado", afirma.
As vagas são limitadas e gratuitas. Os interessados devem fazer uma inscrição prévia, via email (percursosurbanos@gmail.com), mensagem de celular (9.9628.9137) ou pessoalmente, 30 minutos antes da atividade. A saída será às duas da tarde, no ônibus que partirá do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde d'Eu, 560 - Centro).
Percursos Urbanos
A partir de roteiros a bordo de um ônibus, o programa Percursos Urbanos transcorre temas com o objetivo de refletir os desafios e as possibilidades que a cidade oferece. Esses percursos servem de apoio a oficinas de investigação urbana, realizadas com o auxílio de diversos saberes, sejam acadêmicos ou populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...