Na Vila das Artes

A Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Audiovisual (EAV), contando com o patrocínio da Petrobras, apresenta a Mostra Emir Kusturica pelo projeto Telas Abertas. De hoje (12) a quinta-feira (15), sempre às 18h30, o público poderá conferir as sessões que homenageiam o cineasta e músico sérvio.
As exibições são gratuitas e acontecem no auditório da Vila.
Emir Kusturica é considerado o maior expoente do cinema sérvio, apontado por alguns como o Fellini dos Bálcãs. Seus enredos transitam entre fábulas políticas, cercado de realismo fantástico. Tais recursos suavizam e contrapõem a eterna agonia de seus personagens, tornando suas obras recheadas de lirismo, melancolia e humor. Em seu histórico como profissional, Kusturica recebeu prêmios como o Festival de Cannes, Festival de Veneza, Festival de Berlim, Festival de Moscou, Cesar Awards e Karlovy Vary.
Segundo o seu curador, André Moura Lopes, os filmes exibidos na Mostra Emir Kusturica servem para reforçar, na cidade de Fortaleza, a importância mundial desse diretor e roteirista. "A mostra reforçará essa aproximação do brasileiro com o povo eslavo dos Bálcãs em modos gerais. Seus filmes são cercados por várias camadas de reflexões e críticas como as guerras nos Bálcãs e a segunda guerra mundial, a burocracia do regime de Tito e da cortina de ferro, as minorias ciganas, os desajustados diante o senso comum, o mercado financeiro, e a própria sociedade Iugoslávia e Sérvia, em especial", comenta.
O primeiro filme da programação é Você se Lembra de Dolly Bell? (1981), que fala sobre um jovem seduzido por paixões viscerais e a cultura pop ocidental, a ser exibido hoje.
Já amanhã, será a vez do longa A Vida Cigana (1988), que retrata o desejo e ambição de um jovem cigano em relação ao poder e o dinheiro. Na sequência, quarta (14), o público confere Underground - Verdades e Mentiras (1995), filme ganhador do palma de ouro que conta praticamente a historia da Iugoslávia do começo da ocupação nazista até o miolo da guerra do Bálcãs. Encerrando as sessões, na quinta (15), o documentário Maradona por Kusturica (2008), será exibido. Tal obra retrata parte da vida do atleta que para Kusturica "é o maior jogador de futebol de todos os tempos". Classificação indicativa abaixo.
Sobre a Vila das Artes
A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura – Secultfor. Local de formação em artes, apoio à produção, incentivo à pesquisa e difusão cultural que conta com as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual. Além de ações em dança e audiovisual, desenvolve atividades nos segmentos de teatro e artes visuais.
Sobre o Projeto Telas Abertas
Em sua segunda edição, o Projeto Tela Abertas, promovido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abriu a Convocatória e selecionou 11 propostas de curadoria de mostras que irão compor a programação do Cineclube da Vila, de maio a novembro deste ano.
Sobre o curador
André Moura Lopes - É cineasta e produtor cultural da cidade de Fortaleza, dirigiu diversos clipes e vídeo clipes de bandas independentes e alternativas da cidade como Jonnata Doll & os Garotos Solventes, Lavage e Allysson dos Anjos em produção, além de curtas metragens como Uma Fábula para Eldorado, Morpheu e Não se pode ficar com dois amores. André também é organizador do Festival Fortaleza Cidade Marginal, evento musical que abraça outras linguagens como a poesia e as artes visuais.
Sobre a programação dos filmes:
Hoje (12) - Você se Lembra de Dolly Bell? (1981)
Duração: 1h50
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Emir Kusturica/ Ioguslávia
Sinopse: Na década de 1960 em Sarajevo. Através da disseminação cultural realizada pelos países ocidentais através da música e do cinema, Dino, um jovem adolescente, entra em sua juventude com desejos e sonhos que não correspondem à sua realidade. Quando ele é atraído por um grupo de criminosos, ele conhece Dolly Bell, uma jovem prostituta, que vai despertar fortes emoções no apaixonado rapaz.
Debatedor: André Moura Lopes
Amanhã (13) - A Vida Cigana (1988)
Duração: 2h10
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Emir Kusturica/ Iugoslávia
Sinopse: Perhan é um jovem cigano. O rapaz mora em uma zona periférica de Sarajevo e sonha com uma vida melhor e mais confortável. Sonha também em se casar, mas não tem dinheiro para isso. Ele é atraído para ir trabalhar na Itália, mas seu novo "emprego" envolve uma prática que fere completamente a sua moral.
Debatedor: André Moura Lopes
Quarta (14) - Underground - Verdades e Mentiras (1995)
Duração: 2h30
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Emir Kusturika / Iugoslávia
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, fabricantes de armas que vivem sob o solo de Belgrado, trabalham para um traficante que não revela que, lá fora, a guerra já acabou. Eles continuam produzindo até o dia em que ouvem as notícias de que os conflitos terminaram. Determinados a provar o contrário, eles saem de seu esconderijo forçado.
Debatedor: André Moura Lopes
Quinta (15) - Maradona por Kusturica (2008)
Duração: 1h30
Classificação indicativa: Livre
Direção: Emir Kusturica / Espanha/França
Sinopse: Diego Armando Maradona é conhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Além disto, é famoso também pelas imensas controvérsias nas quais se meteu. O célebre diretor sérvio Emir Kusturica, duas vezes ganhador da Palma de Ouro e fã confesso do craque e da pessoa, apresenta uma análise documental da carreira de Maradona.
Debatedores: André Moura Lopes e Guilherme Montenegro (historiador e roteirista)
Programação
Hoje (12) - Você se Lembra de Dolly Bell? (1981)
Amanhã (13) - A Vida Cigana (1988)
Quarta (14) - Underground - Verdades e Mentiras (1995)
Quinta (15) - Maradona por Kusturica (2008)
Serviço
Telas Abertas – Cineclube Vila das Artes
Mostra “Emir Kusturica”
Quando: De 12 a 15 de setembro, às 18h30
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Mais informações: 85 3105.1404

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto