Mais Ecopontos

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, ontem, o Ecoponto do bairro Jóquei Clube (Regional III). O equipamento é o 18º entregue neste ano e vai ampliar o benefício do Programa Recicla Fortaleza, que oferece desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único. Até o fim de 2016, a Prefeitura de Fortaleza terá implantado um total de 25 ecopontos na cidade. 
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, em parceria com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACfor). No Jóquei Clube, o ecoponto foi construído em alvenaria, com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). 
Para o titular da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, os ecopontos mudaram a forma como a população lida com o lixo. “Já foram distribuidos mais de R$ 60 mil em crédito. É um projeto de fundamental importância para o futuro da cidade”, exaltou.
É nos ecopontos onde a população pode fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. 
O secretário da Regional III, Alexandrino Diógenes, considera que o lixo é um problema cultural e recorrente. “Com os ecopontos, estamos provendo para a comunidade um local adequado para o descarte do lixo, com a vantagem de ganhar benefícios com isso”, destaca.
Na próxima-segunda-feira (26), será inaugurado mais um Ecoponto na cidade, dessa vez beneficiando os moradores do bairro Vicente Pinzon, na Regional II.
Recicla Fortaleza
Nos ecopontos, a população tem acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Numa etapa posterior, os créditos também poderão ser utilizados na conta de água.
Para ter acesso aos benefícios, basta que o fortalezense procure um dos ecopontos mais próximos, levando a conta da Coelce ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No local, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:
Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses