Fujiday promove encontro no sábado

Setembro é conhecido como o Mês de Conscientização dos Cânceres Ginecológicos e tem como objetivo conscientizar a população sobre os tumores mais frequentes do aparelho genital feminino, como o câncer de colo do útero, ovário, endométrio, vagina e câncer de vulva. Os cânceres ginecológicos podem apresentar sintomas logo no início da doença, entretanto, alguns podem cursar sem sintomas em sua fase inicial. É o que acontece com o câncer do colo de útero, terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina no Brasil.
Leonardo Atem, oncologista do Centro de Oncologia Fujiday, clínica do Grupo Oncologia D’Or em Fortaleza, explica que a doença possui um desenvolvimento lento, por isso os sintomas podem ser difíceis de serem apresentados logo no início. Ela pode evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após uma relação sexual, corrimento vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais já nos casos avançados.
A infecção genital por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Estas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e curáveis na grande maioria dos casos. Por isso a vigilância periódica é tão importante.
O tabagismo, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de cânceres ginecológicos. 
I Encontro Multidisciplinar de Oncologia em Fortaleza
O tema será destaque na primeira edição do Encontro Multidisciplinar de Oncologia Ginecológica e Fertilidade, a ser realizado no próximo sábado (17), das 9 às 16 horas, no auditório do Centro de Oncologia Fujiday, em Fortaleza.
Diversos especialistas em câncer ginecológico - como oncologistas clínicos, cirurgiões, ginecologistas e radioterapeutas - irão debater sobre as principais estratégias de prevenção deste tipo de câncer, assim como os tratamentos oncológicos durante a gravidez e seus desafios atuais. 
O I Encontro Multidisciplinar de Oncologia Ginecológico e Fertilidade será realizado na Avenida Barão de Studard, 2626, 3º andar, Joaquim Távora. Mais informações pelo telefone: (85) 99194-8955.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses