Dia Nacional da Doação de Órgãos-III

Anderson Pires compartilhou um link.
6 h
O Instituto José Frota (IJF) promove hoje (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, o 5º Encontro das Famílias Doadoras do IJF. O evento faz parte da programação especial em celebração ao “Setembro Verde”, mês de mobilização para conscientização sobre a importância da doação e de esclarecimento sobre o processo de transplante.

O encontro contará com as presenças de pais, mães, filhos, maridos e esposas, que, mesmo em um momento de dor, foram capazes de um dos maiores atos de solidariedade, autorizando o transplante de órgãos de seus parentes recém-falecidos. 
O consentimento foi responsável pela retomada da esperança de vida plena para centenas de pessoas, que aguardavam apreensivas nas filas de espera pela força de um novo coração, pelo fôlego de novos pulmões ou pela recuperação da visão por novas córneas, por exemplo.
Pacientes transplantados e diversos profissionais envolvidos nos processos de captação, transporte e implante dos órgãos doados também participam da celebração, promovida pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).
Referência Nacional - A CIHDOTT do IJF é referência nacional no processo de acolhimento de famílias enlutadas e sensibilização sobre a possibilidade do ato de doação de órgãos, que só ocorre por meio do consentimento dos parentes do doador.
A comissão, composta por uma equipe multiprofissional, ampara os parentes e, respeitando o momento da perda, esclarece as condições do transplante e a importância do ato de generosidade na vida de outras pessoas.
Entre janeiro e julho deste ano, das 83 famílias apresentadas à possibilidade de doação, 63 concordaram com o procedimento. Uma taxa de aceitação de 75%. Enquanto isso, em todo o País, o índice de consentimento chega a 56%. No Ceará, 62% das famílias consultadas concordaram com o transplante.
5ª EDIÇÃO DO ENCONTRO DAS FAMÍLIAS DOADORAS DO IJF
Dia 27 de Setembro – 14h30
Auditório principal do IJF – 8º Andar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses