- “Perspectivas de Moralização em Questões Político-eleitorais, a partir do Ativismo do STF”, é o título do sétimo livro do doutor em Direito Constitucional, Edmilson Barbosa.
- O lançamento da obra será realizado na próxima quarta-feira (14), às 19h30, no Ideal Clube.
- O livro aborda a relação entre moral, política e direito, tendo como pano de fundo a jurisprudência recente do STF em questões político-eleitorais.
- Autor e obra serão apresentados pelo jurista Djalma Pinto.
- Trata-se de uma tese de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional e Teoria Política, da Universidade de Fortaleza (Unifor), classificação Capes 5, problematizando sobre a legitimidade democrática do ativismo judicial do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco no controle de constitucionalidade das chamadas “regras do jogo”.
- De fácil leitura, sem deixar de ser rigorosamente técnico e inovador, o autor disseca como estão imbricados os temas da ética e de um modelo político, no discurso jurídico do STF.
- Parte do pressuposto do déficit de legitimidade dos nossos representantes, eleitos na grande maioria dos casos, por meio de uma governança eleitoral obsoleta, impulsionada pela corrupção estatal e pelo abuso do poder econômico.
- Traz um resgate das concepções políticas, analisa a história constitucional do Brasil e dos Estados Unidos em momentos especiais como a Doutrina brasileira do habeas corpus e a Corte de Warren, investiga os fenômenos como as Manifestações de Junho de 2013, sem ignorar o Caso do Mensalão e da Operação Lava-Jato; para, finalmente, formular sua tese.
- ASSUNTO: Direito Constitucional e Teoria Política.
- ISBN: 978-85-8440-552-7
- Editora Lumen Juris.
Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Comentários
Postar um comentário