Pular para o conteúdo principal

Acesso aos locais de votação


CG0356 web
Andar nas ruas da cidade e se deparar com uma calçada mais alta parece banal para pessoas que não têm problemas de mobilidade. Entretanto, a barreira representa uma dificuldade para os que têm mobilidade reduzida e o desafio do poder público é promover o acesso a todos os espaços, principalmente quando essas pessoas vão exercer a cidadania. Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, neste 21 de setembro, o Governo do Ceará e o Tribunal Regional Eleitoral assinaram um convênio para reformar 150 instituições de ensino pertencentes à Secretaria da Educação (Seduc) e que são locais de votação no Ceará.


O convênio terá vigência até 2018 e engloba equipamentos de ensino de 28 cidades de todo o Estado. Um grupo de trabalho formado por representantes da Seduc e do TRE vai monitorar as reformas nas unidades.

De acordo com a vice-governadora Izolda Cela a política de inclusão social é permanente no Governo do Ceará. “Quando temos inclusão, todas as pessoas são beneficiadas, repeitando as diversidades dos grupos e garantindo o acesso aos serviços de cidadania. Temos um convênio com o TRE e, até o final de 2018, vamos adaptar as escolas e prédios públicos que servem como local de votação e já vamos começar a fazer essas adaptações a partir de agora”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Francisco Jacinto Araújo, a iniciativa representa a abertura de portas e caminhos para novas ações. “Temos plena consciência de que as pessoas com deficiência ainda precisam de mais iniciativas como esta, mas é importante que os caminhos para o acesso à cidadania estão mais curtos e nos garantindo o direito básico de escolher os nossos representantes”, comemorou.

O presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides, entregou à vice governadora e ao secretário de Educação, Idilvan Alencar, um relatório com os prédios estaduais que servem como sessões eleitorais para que já sejam iniciadas as adaptações para o pleito de outubro. “Desde 2010 estamos trabalhando a acessibilidade para as sessões eleitorais, facilitando o acesso do eleitor às sessões e às urnas para que ele exerçam de fato à sua cidadania”.

No Brasil, segundo o IBGE, 23,9% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 45,6 milhões de pessoas). No Ceará, o número é de cerca de 2,3 milhões de pessoas com deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla.
  
Foto: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...