Nas Olimpíadas 2016

Em 20 dias de funcionamento, o Baixo Suíça, a casa de hospitalidade do governo suíço durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, bateu o recorde de público, ultrapassando a marca de 160 mil visitantes. Esse número é o maior já registrado em todas as outras dez edições do projeto, que está presente nos principais eventos esportivos do mundo. O local, projetado para celebrar esportes e receber atletas, deu espaço para a troca de experiências em diferentes áreas, como a gastronomia e inovação, permitindo aos frequentadores vivenciar um pouco da cultura suíça em plena Lagoa Rodrigo de Freitas. Apelidado pelos cariocas de Baixo Suíça, o complexo reabrirá no dia 24 de agosto, com horário alternativo, e voltará a pleno funcionamento durante os Jogos Paralímpicos, do dia 7 a 18 de setembro.
As atrações turísticas foram um dos pontos altos do Baixo Suíça. O globo de neve gigante, a gôndola giratória, o trem tipicamente suíço com óculos de realidade virtual, a pista de corrida e o rinque de patinação de gelo sintético estiveram entre as atividades mais procuradas pelas crianças e adultos, ultrapassando a marca de 20 mil visitantes. Além das atrações, o público pode degustar o churrasco tipicamente suíço, feito à vista de todos na churrasqueira especial “Feuerring”, comandada pelo chef suíço Chris Zueger, uma atração à parte na casa. Os pratos que mais agradaram os paladares foram o salsichão suíço acompanhado de pão e mostarda, com 18 mil unidades vendidas, e o queijo tipicamente suíço acompanhados de batatas, picles e cebola, com 11 mil porções. Foram consumidas ainda cerca de 1.500 garrafas de vinho suíço. A casa recebeu 950 pessoas em degustações diárias, em que foram apresentados vinhos brancos feitos a partir da uva Chasselas, a mais representativa daquele país.
Na área de inovação e sustentabilidade, a Urban Farmers, empresa suíça que desenvolveu o conceito de mini-fazenda urbana com a tecnologia da aquaponia desembarcou pela primeira vez no Brasil com o projeto UF Box, que foi montado ao lado do Baixo Suíça. A troca de experiência também foi marcada por conferências realizadas no local, como foi o caso do Sport as Business, que contou com a participação de especialistas de renome internacional e apresentou o esporte como negócio.
O palco da casa recebeu diversos shows de artistas suíços, como Marc Sway, Bastian Baker e Al Pride, e também os atletas suíços, que celebraram ali as medalhas, entre os quais a multicampeã Martina Hingis, que ganhou a prata no Tênis de Dupla com a companheira Timea Bacsinszky.
Para Nicolas Bideau, embaixador da Presença Suíça, a experiência foi tão inesquecível quanto enriquecedora. “O Baixo Suíça foi um grande sucesso de público. Tivemos a oportunidade de mostrar que essas duas culturas são mais parecidas do que se pensa. Nós também gostamos muito de celebrar o esporte e a vida. Aprendemos muito com os cariocas na ultima edição de 2014, e acredito que o Baixo Suíça 2016 ficará na memória de todos os visitantes”, avalia Bideau, que completa: “Eu mal posso esperar pelo que ainda está por vir. Até o final dos Jogos Paralímpicos ainda teremos muitos eventos e atrações na casa.” 
Baixo Suíça em números:
Tamanho
4.100 m2
Dias de funcionamento*
20 dias
Público
Mais de 160 mil
Salsichão
18 mil unidades vendidas
Queijo
11 mil porções vendidas
Vinho
Mais de 1.500 garrafas consumidas
*do dia 1º a 21 de agosto
Novo horário de funcionamento
Nas próximas duas semanas (entre 24 de agosto e 6 de setembro) a casa terá um novo horário de funcionamento. Estará fechada às segundas e terças (22, 23, 29 e 30 de agosto e 5 e 6 de setembro). De quarta a sexta, funcionará das 17h às 23h; e, sábado e domingo, das 11h às 23h. Durante este período, as atrações patinação no gelo sintético, globo de neve, gôndola giratória e simulador de realidade virtual no trem suíço estarão fechadas.
De 7 a 18 de setembro, durante os Jogos Paralímpicos, o Baixo Suíça volta a abrir diariamente, das 11h às 23h, e as atrações patinação no gelo sintético, globo de neve, gôndola giratória e simulador trem suíço funcionarão normalmente.
Serviço:
House of Switzerland / Baixo Suíça
Endereço: Campo de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas, perto do Corte Cantagalo
Online:
Swissando

House of Switzerland
Informações para imprensa: Approach / 12+
Vanessa Bonanno, Approach
(21) 3461-4616, extension 139, cel (21) 9 8379-8603
Camila Acatauassú Xavier, Approach
(21) 3461-4616, extension 197, cel (21) 9 8257-3800
Tulio Brandão, 12+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto