No próximo domingo, dia 14, será comemorado o Dia dos Pais, e a Boa Vista SCPC realizou a sua tradicional pesquisa sobre os hábitos de consumo para saber a intenção de compra do brasileiro para a data. Abaixo estão as principais conclusões:
- 72% dos consumidores deverão presentear neste Dia dos Pais, uma diminuição de 4p.p em relação ao ano anterior. Destes, aumenta de 57% para 64% aqueles que pretendem gastar a mesma quantia ou menos com o presente.
- O valor médio pretendido para gastar com o presente do Dia dos Pais será de R$ 108,40, uma variação negativa de 3,6% em relação ao valor médio registrado em 2015 (R$ 112,40). Entre os consumidores que pretendem gastar menos, 68% deles o farão devido à situação econômica atual.
- 65% dos consumidores comprarão itens de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios, perfume, joias e relógios. Outros 18% irão presentear com almoço de família, viagem e outros itens de lazer.
- Para 32% dos consumidores, a decisão de escolha do presente está centrada na necessidade e/ou utilidade do mesmo, seguido por preço (20%), desejo de quem irá ganhar (19%), promoção/desconto (12%) e marca (11%).
- 84% dos que vão presentear, pretendem comprar em lojas físicas.
- Cai de 74% para 70% o total de consumidores que irão comprar o presente à vista. 45% utilizarão o dinheiro e, passa de 28% para 32% aqueles que farão uso do cartão de débito.
- 30% devem parcelar o valor do presente.
- 70% (dos homens) entrevistados são pais e, destes, 57% têm alta ou média expectativa de ganhar algum presente (83% em 2015).
- A Boa Vista SCPC ouviu os pais, e estes gostariam de ganhar itens diferentes dos que os filhos pretendem dar: viagem com família (31%), almoço/jantar (22%); roupas e calçados (17%); relógios e assessórios (11%); ferramentas (7%); cinema e teatro (2%), vinhos e bebidas (2%); cinto e gravata (1%) e outros (7%), que inclui presentes como celulares, carros, presente em dinheiro, notebook e videogame.
- A pesquisa foi realizada de 17 de junho a 08 de julho de 2016, e ouviu 1.131 consumidores.
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