1, 2, 3 e Saúde em Fortaleza

O 1,2,3 e Saúde! chega à Fortaleza em agosto. A capital do Ceará é a primeira cidade a receber todas as atividades do programa, que inclui a formação de professores da rede pública, apresentações da peça O Fabuloso Mundo das Descobertas para os alunos, atividades desenvolvidas nas escolas e a participação dos educadores e crianças em um concurso cultural. A previsão é atender 1 milhão de crianças no Brasil até 2020.
No dia 5 de agosto, os professores da rede municipal vão participar da formação com a Doutora em Educação e Saúde, Maria Augusta Cabral de Oliveira, da equipe da OAK Educação e Cultura, empresa responsável pelo programa. Os educadores serão apresentados ao espetáculo infantil e ao material didático. Entre os dias 8 e 11 de agosto, cerca de 3 mil crianças irão assistir ao espetáculo O Fabuloso Mundo das Descobertas, no tradicional Teatro José de Alencar, um dos cartões postais de Fortaleza. A partir de então, os alunos começam suas atividades pedagógicas dentro do programa.
O 1,2,3 e Saúde! inspira hábitos de vida mais saudáveis para todas as idades. Tem o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Danone, TetraPak e Colgate-Palmolive. O programa aborda temas de âmbito social, explorando a saúde de forma integral. O objetivo é conscientizar toda a família sobre a importância de uma vida saudável e equilibrada, investindo em atividades educativas que envolvem crianças em idade escolar e que levam os conceitos aprendidos para dentro de casa.
“O Fabuloso Mundo das Descobertas” apresenta a saga do personagem Joãozinho na busca por seu sabiá, unindo música e teatro com o intuito de transmitir uma mensagem lúdica de bem-estar, envolvendo temas como a nutrição, hidratação e atividade física, entre outros. A estreia da temporada 2016 ocorreu em maio na cidade de São Paulo e a peça vai circular por diversas cidades do país.
Já estão agendadas outras temporadas nas cidades de Itajubá/MG, Santos/SP, Jacutinga/MG e Nova Iguaçu/RJ. Outros municípios serão atendidos pelo programa em 2016, recebendo a peça, a formação de professores e todo o material didático.
Etapas e Material Didático
Antes do espetáculo circular pelo Brasil, é realizada a formação dos professores para aplicação do conteúdo às crianças. O objetivo é apresentar o material didático distribuído gratuitamente e sugerir formas de transposição do conteúdo para o dia-a-dia das salas de aula. Este material é composto por um Kit pedagógico divido em três publicações: o Caderno de Divertimentos, voltados às crianças, o Caderno do Professor e as Fichas de Profissões especialmente elaborados para serem utilizados em sala de aula.
Os professores podem se inscrever pelo portal www.123esaude.com.br para participar da formação e recebem gratuitamente kits com todo material. Mesmo os educadores de cidades que não fazem parte do calendário de apresentações do espetáculo podem participar solicitando material didático e recebendo apoio pedagógico da equipe da OAK para as atividades envolvendo os alunos e a comunidade escolar.
“O 1,2,3 e Saúde! é uma iniciativa cultural e educacional riquíssima, que tem como objetivo ensinar noções de nutrição, saúde, bem-estar e sustentabilidade às crianças e adolescentes, tornando os estudantes fontes de conhecimento e informação para uma mudança de hábitos em toda a família”, afirma Vera Gomes, Socióloga da OAK Educação e Cultura, empresa que realizadora do programa. O 1,2,3 e Saúde! apoia ainda as principais campanhas do Ministério da Saúde como vacinação infantil e prevenção contra a dengue. 
A metodologia proposta recomenda que as crianças se organizem em grupos, escolham uma profissão e preparem aulas sobre nutrição e saúde para os próprios colegas. Nesse sentido, é proposta às crianças a pergunta ‘o que você quer ser?’, a fim de trazê-las ao papel de protagonistas no aprendizado. Dessa forma, os alunos aprendem e tornam-se os professores. 
Por fim, o programa traz o Concurso Cultural 1,2,3 e Saúde! destinado aos professores e alunos das escolas participantes, que premiará as melhores campanhas de todo o Brasil. As ações dos participantes devem incentivar a saúde e podem ser apresentadas em forma de texto, foto, ilustração, vídeo ou o que mais a criatividade permitir. O objetivo é transmitir os conceitos trabalhados em sala de aula para a família e comunidade escolar, ampliando os benefícios do programa.
Todas as campanhas serão analisadas por um júri e as três melhores serão premiadas. Os alunos, professores e escola receberão bicicletas, tablets e kits esportivos/jogos/ciências, respectivamente. 
O Programa 1,2,3 e Saúde!
A previsão é de que o espetáculo “O Fabuloso Mundo das Descobertas” seja apresentado para 60 mil estudantes de 6 cidades, em diversas regiões do Brasil. O programa deve envolver 3 mil professores e chegar à mais de 100 mil pessoas em 2016. Por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação serão disponibilizados o transporte de todos os estudantes ao teatro. “As Secretarias de Educação apoiam o projeto e, além do transporte, atuam para convidar e inscrever os professores da rede pública”, completa Vera.
O programa conta com o apoio do Ministério da Cultura da Lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet), conta com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), e com o patrocínio da Danone, Tetra Pak e, mais recentemente da Colgate-Palmolive.
SERVIÇO – 1,2,3 e Saúde!
· Formação dos professores – 05/08/2016 - Instituto FCX (Rua Carlos Vasconcelos, 1777)
· Apresentações do espetáculo O Fabuloso Mundo das Descobertas - Teatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525)
o 8/8/2016 - 19h para convidados
o 9, 10 e 11/8/2016 - apresentações às 9 e às 14 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses