Pular para o conteúdo principal

UPA Yolanda Queiroz

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na manhã de ontem (30/6), a ordem de serviço da 6ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da gestão municipal. Com a construção do equipamento, moradores da comunidade do Dendê (Bairro Edson Queiroz - Regional VI) e entorno contarão com um espaço para cuidados de saúde imediato.
“Assinamos agora a ordem de serviço para a 6ª UPA, em parceria com a Fundação Edson Queiroz. Ela terá equipe de cinco médicos, três clínicos, dois pediatras, equipe de enfermagem que funcionará para atender todo tipo de caso de urgência, tendo, também, o primeiro atendimento em casos de encaminhamento para outras unidades hospitalares”, afirmou o Prefeito.
A unidade terá investimento da ordem de R$ 4 milhões. O terreno onde será construída foi doado pela Fundação Edson Queiroz e fica ao lado da Universidade de Fortaleza (Unifor), o que possibilitará, inclusive, interação e disponibilização de serviços na área de saúde em parceria com o centro de ensino.
Segundo Samuel Dias, secretário da Infraestrutura, a partir desta quinta-feira, se iniciam as intervenções no local, com montagem do canteiro de obras, seguido pela nivelação do terreno, terraplanagem e fundações. A obra utiliza estrutura pré-fabricada, que será montada após a construção das fundações da clínica. Além das obras da unidade, haverá urbanização do entorno, com mini pracinha, estacionamento e paisagismo. A expectativa é que o novo equipamento seja entregue até julho do próximo ano.
Jairo da Conceição Silva, morador da região, se mostrou bastante contente com o início das obras. “É excelente, 100% para a gente. Precisávamos muito, porque os moradores do bairro eram atendidos pela UPA da Praia do Futuro e a gente não tinha nem transporte pra ir, Agora teremos uma dentro de casa. É muito bem-vinda”, disse.
A Rede de Urgência e Emergência de Fortaleza passou por uma reestruturação com a entrega e funcionamento de cinco UPAs de gestão municipal, localizadas nos bairros Jangurussu, Pirambu, Itaperi, Vila Velha e Bom jardim. Cada unidade é responsável pelo atendimento de aproximadamente 14 mil pessoas por mês. A Rede possui ainda seis unidades administradas pelo Governo Estadual, totalizando 11 UPAs em funcionamento na Capital.
Saiba mais sobre as UPAs
As UPAs funcionam de domingo a domingo, 24 horas por dia, prestando atendimentos adultos e pediátricos. Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Após a classificação, o usuário é direcionado ao médico. Ao ser estabilizado, o paciente é encaminhado para uma unidade de saúde de referência.
A população pode procurar as UPAs quando apresentarem dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...