Nova Guarda Municipal

A Prefeitura de Fortaleza empossou hoje pela manhã, no ginásio Paulo Sarasate, mais 60 candidatos aprovados para o cargo de guarda municipal do concurso realizado em 2013. Até então, já foram empossados 818 profissionais – entre guardas municipais, agentes da Defesa Civil e agentes de Segurança Institucional - no certame. A ação é parte do cronograma apresentado em abril pelo prefeito Roberto Cláudio que visa completar, até dezembro deste ano, as mil vagas previstas no edital.
Conforme o titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, Francisco José Veras, o concurso praticamente dobrou o efetivo no Município, que passará de 1,2 mil para 2,2 mil Guardas Municipais.
"Esse é um benefício para toda a cidade. Agora, são mais 60 guardas que darão segurança ao patrimônio e à população. Nós estamos atuando hoje com o patrulhamento preventivo das ruas de Fortaleza – praças, logradouros, parques públicos, ciclopatrulhamento na Praia de Iracema e Beira-Mar, nas escolas com a ronda escolar e no trânsito em parceria com a AMC. Esse é um reforço de pessoal que teremos para nossa cidade para fazermos as missões do dia a dia que a Prefeitura necessita", declarou.
A Guarda é composta por seis inspetorias especializadas que atuam nas seguintes áreas: meio ambiente, salvamento aquático, inspetoria de operações especiais, terminais, trânsito e escolar. Além disso, há as inspetorias cidadãs que distribuem os efetivos nas Regionais e nos equipamentos assistidos pela Guarda Municipal.
Durante a solenidade, foi feita a leitura do termo de posse pelo secretário Francisco Veras e, em seguida, representantes das famílias dos aprovados entregaram boinas para os novos membros da Guarda Municipal, num gesto simbólico.
O secretário executivo de Segurança Cidadã, Azevedo Vieira, destacou a importância do reforço do efetivo. "Esses novos guardas são muito bem-vindos, dada a situação de violência em que se encontra a cidade e o Estado. É um alento muito grande para somar à segurança. Os guardas tiveram uma formação de quatro meses em tempo integral, nas áreas de direitos humanos, segurança pública, segurança escolar, segurança ambiental e cidadã", afirmou.
A guarda municipal Denise Prado, 30, será lotada na nova sede da Secretaria de Segurança Cidadã. "Eu estou extremamente feliz, eu espero poder me dedicar e fazer jus a todo esse sacrifício, pois o curso de formação foi muito difícil, quem passou por isso sabe que foi uma tarefa árdua. As expectativas são as melhores possíveis, a recepção está sendo maravilhosa por parte dos guardas. De uma forma geral, a Guarda Municipal se preocupa desde o bem-estar da própria sociedade até a segurança, iniciando pela própria educação, pela forma de lidar com o cidadão. Se cumprirmos as atividades para as quais fomos designados, manteremos um bem-estar cada vez maior para a população e para a gente", disse.
Eliocarlos Negreiros, 25, também foi empossado na solenidade de hoje, e fará a segurança de um dos Terminais da Integração da cidade. "A expectativa é muito grande, eu estarei na inspetoria móvel. Nosso papel é manter a ordem dos terminais e sempre trazer a paz, para servir e proteger o cidadão fortalezense e o patrimônio público".
O concurso da Guarda Municipal foi o maior da história de Fortaleza com cerca de 54 mil participantes, visando de ampliar o efetivo das sete inspetorias da Guarda Municipal de Fortaleza. Os candidatos passaram por provas objetivas, exames médicos e físicos, além de um curso de formação específico para o exercício das funções prestadas pela Guarda Municipal de Fortaleza.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses