Meio Ambiente

Parques oferecerão programação diversificada durante o período de férias

Parques Cocó e Botânico abraçam a garotada em ritmo de férias
O Parque Estadual do Cocó e o Parque Botânico do Ceará estão em ritmo de férias oferecendo uma programação especial para a garotada, que vai desde o passeio de barco, passando pelas trilhas, até sessão de cinema infantil com debate sobre meio ambiente.
O educador ambiental Lucas Silva, do Cocó, orienta ao público que deseja aproveitar o verde e os equipamentos infantis, como parquinhos e quadra, para comemorar aniversário ou fazer piquenique, que é permitido, porém com algumas regras. Produções muito elaboradas, nem pensar. O espaço de gramado arborizado não pode ficar cheio de mesas nem cadeiras, nem com sons eletrônicos. É pegar toalha e estender na grama. Já no Parque Botânico há uma estrutura diferenciada, com orquidário, meliponário e espaço para eventos mais produzidos. Também com agendamentos: (085) 3368.9452. O Parque é aberto de segunda a segunda, também em feriados a partir das 7h até 17h.
Quem desejar fazer a trilha guiada do Cocó tem que ligar e agendar (085) 3234.3574 – ou enviar mensagem pelo e-mail:parquedococo@sema.ce.gov.br. Elas ocorrem de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. As trilhas são abertas ao público a partir das 5h45 até as 17h45.
Com relação ao passeio de barco no Cocó, os agendamentos estão sujeitos à maré, e tem mais um detalhe: às quartas-feiras alunos de escolas públicas passeiam gratuitamente, sujeitos a agendamento no Parque. O público marca com o facilitador, o tenente Araújo. Custa R$10,00 e o estudante paga meia. O Cine Cocó é gratuito e ocorre toda quarta-feira, a partir das 19h. Veja a seguir a programação:

CINE COCÓ

Dia 13 de julho
Filme: Procurando Nemo.
Assunto que será discutido: Poluição dos Oceanos.

Dia 20 de julho
Filme: Rio.
Assunto que será discutido: Tráfico de Animais.

Dia 27 de julho
Filme: Madagascar.
Assunto que será discutido: Adaptações de animais ao cativeiro.

Onde ficam:
Parque do Cocó fica na Padre Antônio Tomaz com Engenheiro Santana Júnior.
Parque Botânico fica na margem da CE 090, rodovia que dá acesso às praias do setor Oeste, como Icaraí e Cumbuco.
 

Câmara Setorial discute formas para atrair energia limpa
O Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou na manhã da última sexta-feira (08/07), da 47ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CS Renováveis), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, onde foram discutidas estratégias para atrair investimentos de energia limpa para o Ceará, como a solar e a eólica
O Superintendente da Semace, Ricardo Araújo, apresentou o modelo simplificado de concessão de licenças ambientais para projetos de energias renováveis no Ceará, "Licenciamento Ambiental para Energias Renováveis: Avanços do Ceará".
“Nós estamos seguindo uma determinação do Governador para estar sempre abertos ao dialogo. Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui com empreendedores, investidores e empresários com larga visão de uma área que tem um grande potencial que é a energia eólica”, afirmou Bruno.
Sobre:
Com as mudanças, o processo de licenciamento ambiental para implantação de projetos de energias renováveis no Ceará poderá ganhar celeridade em até três meses, o que facilitará a atração de novos investimentos para o Estado. Agora, a partir de uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para projetos eólicos instalados em áreas de baixo impacto não serão mais exigidos e um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) será solicitado.

SEMA participa da reunião do Sisar em Maranguape
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) - Instituição integrante do Conselho de Administração do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Estado do Ceará -  SISAR, representada pelas técnicas Maria Ivaneide Façanha -  titular e Massília Silva - suplente, estiveram em Maranguape, na quarta-feira, 6/7, participando da Reunião Ordinária do SISAR - BME. Nesta reunião, estiveram presentes representantes das comunidades da Região Metropolitana de Fortaleza e a Coordenação do SISAR- BME,  tratando da prestação de contas referentes aos meses de fevereiro, março e abril de 2016, além de todas as atividades desenvolvidas pelo referido sistema, que beneficia pequenas comunidades e visa a garantir, a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos equipamentos implantados de forma autossustentável.
SEMA quer Conselho da APA da Lagoa de Jijoca mais atuante
O novo gestor da Área de Proteção Ambiental - APA da Lagoa de Jijoca, Tiago Silva, esteve na prefeitura do município de Cruz reunido com os Secretários de Agricultura, Carlos César de Carvalho, e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jacqueline Rodrigues Sousa. Essa reunião ocorreu na segunda-feira, 4/07, com o objetivo mobilizar as duas secretarias para serem atuantes com suas participações no Conselho da APA (CONAPA), cuja reunião está prevista para o final do mês de julho.
Na oportunidade, foram identificadas comunidades que estão inseridas dentro da APA e que tem acento no conselho, mas que não estavam participando do CONAPA. Foi feito agendamento para, na segunda semana do mês de julho, serem feitas visitas junto às comunidades para mobilizar representantes das associações locais para se fazerem presente no Conselho.

Estação Ecológica do Pecém recebe encontro do Grupo de Responsabilidade Socioambiental
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade – Cobio, promoveu, na última sexta-feira (1), na Sede da Estação Ecológica do Pecém, o encontro do Grupo de Responsabilidade Socioambiental com os representantes da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), SEBRAE, empresa Dialog, agentes de diálogos e comunidade local.
Na ocasião foi debatido sobre a programação de cursos técnicos ofertados pelo Programa Território Empreendedor (CSP) no mês de julho para a comunidade local. Os cursos ofertados serão: SEI Formar Preços, Gestão de Finanças Pessoais, , SEI Comprar, SEI Vender, Empreendedorismo e Formalização, Juntos Somos Fortes – Agronegócios, Oportunidades e Ideias de Negócios e SEI Controlar Meu Dinheiro. A carga horaria varia de 4h a 15h, e atende as comunidades de São Gonçalo, Caucaia, Taíba e Matões.

Arie das Águas Emendadas dos Inhamuns reúne conselho gestor em Tauá
Conselheiros da Área de Relevante Interesse Ecológico das Águas Emendadas dos Inhamuns se reuniram, na quarta-feira, 6/7, na sede do auditório da Cidade Digital, em Tauá, com objetivo de ratificar o Plano de Ação elaborado para a UC na última reunião ocorrida em Independência. Houve também a votação do Art7º do Regimento Interno do Conselho que trata da Estruturação, no tocante a Vice-presidência, Secretaria Executiva e Câmaras Temáticas.

Foram apontados os nomes de Jorge de Moura, Secretário Executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns - Parisc para a função de vice-presidente, os nomes do Secretário Municipal de Tauá, Rogaciano Oliveira, para compor a Secretaria Executiva juntamente com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e da Secretaria de Agricultura de Arneiroz, Adalgisa Maria. Além disso, foram formadas Câmaras Técnicas: uma com o objetivo de traçar estratégias de divulgação da Unidade e outra para incentivar alunos de instituições de ensino superior a desenvolverem estudos científicos na Arie.

Outras importantes decisões tomadas foram: cada conselheiro sensibilizará um conselheiro faltoso para participar da próxima reunião; A Sema poderá ter espaço no estande da Superintendência de Meio Ambiente - Supermata no Fest Berro - Edição 2016 a fim de divulgar suas ações e a própria Unidade; a reunião agendada para outubro será reagendada para novembro a fim de coincidir com o FestBerro e garantir maior participação dos três municípios envolvidos no conselho gestor da Unidade.

Também participaram da reunião representantes da Universidade Estadual do Ceará, Secretarias de Educação e Cultura de Tauá, Superintendência Estadual do Meio Ambiente- Semace/DICRAe Adari.

A próxima reunião, agendada para 25/08 foi marcada na própria Arie, a fim de possibilitar maior interação por parte dos conselheiros à Unidade.
Visitas ao Parque do Cocó crescem quase 30%
As recentes reformas no Parque do Cocó, aliadas a uma programação cultural diversificada e constante, estão fazendo a população de Fortaleza intensificar a ocupação daquele equipamento. No comparativo entre o primeiro semestre de 2015 (17.970 visitas) e o mesmo período de 2016 (22.994), houve crescimento de 28%. “Ressalte-se que estes números são de eventos com atividades agendadas, pois no cotidiano um número incalculável de pessoas vem ao Cocó praticar esportes, passear ou mesmo pra viver um momento de contemplação, a sós ou em família”, celebra Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado, instituição responsável pela gerência do Parque.
Em 2016, houve inauguração do parque infantil, Festa Anual das Árvores, shows musicais, Semana do Meio Ambiente, torneios esportivos, passeios ciclísticos e palestras, entre outras atividades. “Todos os sábados, 16h, temos atividade de yoga gratuita e aberta a todos, no gramado do anfiteatro, e o cine Cocó, com filmes todas as quartas-feiras, 19h”, informa Bruno.
Bruno participa de GT do Meio Ambiente do Fortaleza 2040
O secretário da SEMA, Artur Bruno, participou na manhã da última quarta-feira, (06/07), do grupo temático para o Plano Estratégico para o Meio Ambiente, Eixo 4, do projeto Fortaleza 2040 da Prefeitura de Fortaleza na UNIPAR, na Assembleia Legislativa do Ceará.

O grupo de trabalho discutirá com os participantes temas como: Recursos Naturais, Conforto Ambiental, Resiliência e Saneamento Básico para a cidade Fortaleza nos próximos anos. 

 

Produção de mudas no Botânico cresceu quase 130%
São crescentes os números de produção e doação de mudas bem como a visitação do Parque Botânico do Ceará, neste primeiro semestre de 2016, comparando-os a igual período de 2015. Este ano, foram produzidas 28.091 mudas, das espécies mais diversas da nossa caatinga, tabuleiros e ervas medicinais. Desse total, 19.040 foram doadas, quer aos visitantes do parque quer para municípios cearenses desenvolverem atividades de educação ambiental em datas específicas calendário ecológico. O percentual chega a mais de 70%, vez que em 2015 foram doadas 11.219 mudas.



Ler mais

Secretários participam da apresentação do Plano Fortaleza 2040

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e o secretário adjunto, Fernando Bezerra, participaram na manhã desta segunda-feira, (04/07) da Abertura da Apresentação dos Planos Temáticos e Setoriais - Plano Fortaleza 2040, no auditório da Unipace - Assembleia Legislativa. Este é o último evento público do Plano antes de ele ser encaminhado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Na ocasião, foram apresentados os Planos Temáticos e Setoriais que compõem a construção da cidade que queremos, pensando na convivência entre crianças, jovens, adultos, idosos e, em especial, nas futuras gerações. Na ocasião, o Plano Mestre Urbanístico foi apresentado pelo superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, e pelo arquiteto e urbanista Fausto Nilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses