Hoje

Em reconhecimento ao trabalho de significativa relevância social, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ipdc homenageia, in memorian, a ex-presidente do grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz, com a Medalha Clóvis Arrais Maia. A solenidade ocorre hoje, a partir das 19h30, no Lulla’s Plazzá. O evento, anteriormente marcado para o último dia 17 de junho, coincidiu com o falecimento da homenageada e por isso sofreu alteração. Na mesma cerimônia, recebem as comendas do Sesc e do Senac a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Moreira Leite de Santana e o presidente do Instituto da Primeira Infância –IPREDE, Francisco Sulivan Bastos Mota.
Yolanda Queiroz e a Medalha Clóvis Arrais Maia. Criada em 1992, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará - Fecomércio-CE, a outorga é concedida em reconhecimento às personalidades que tenham realizado trabalhos relevantes na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado, atuando de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, nos valores éticos, morais e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.
A Comenda de Excelência na Prestação de Serviços, João Luiz Ramalho de Oliveira, no âmbito de atuação do Sesc, será entregue para a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Moreira Leite de Santana. Ainda na ocasião no âmbito de atuação do Senac, Francisco Sulivan Bastos Mota, presidente do Instituto da Primeira Infância – IPREDE, recebe a Comenda de Excelência na Prestação de Serviços José Leite Martins.
Sobre a Medalha
A Medalha, entregue pela Federação faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da entidade, Clóvis Arrais Maia. O líder se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE. 
Diversas personalidades já foram homenageadas. Entre eles: Inácio Parente, João Batista Melo, Raimundo José Marques Viana, Adalberto Vamozi dos Santos, Senador Mauro Benevides, Senador Luiz Alberto Vidal Pontes, Petrônio de Aguiar Andrade, Pio Rodrigues Neto, Senador Tasso Jereissati; João Luiz Ramalho de Oliveira, Governador Lúcio Alcântara, José Otoch, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, Francisco Deusmar Queirós, José Alves de Oliveira (Zenir), Francisco Alberto Bezerra; Ubiratan Aguiar, Alberto Farias, Antonio Oliveira Santos; Ivens Dias Branco e João Carlos Paes de Mendonça.
Sobre as Comendas
Criadas em 2012: as Comendas de Excelência na Prestação de Serviços, no Âmbito de Atuação do Sesc e do Senac, recebem o nome de João Luiz Ramalho Sesc e José Leite Martins Senac, respectivamente, criadores da Medalha Clóvis Arrais Maia. A intenção é prestigiar personalidades ou instituições que prestam relevantes serviços, contribuem para a formação e o engrandecimento do povo cearense e também para o desenvolvimento do comércio. 
Sobre os Homenageados
Yolanda Vidal Queiroz, Presidente do Grupo Edson Queiroz
Nascida em Fortaleza, filha de Maria Pontes Vidal e Luís Vidal, Yolanda Vidal Queiroz, casou-se aos 16 anos com Edson Queiroz, de cuja união teve seis filhos, que já lhe deram 15 netos e 28 bisnetos. Faleceu no último dia 17 dr junho de 2016.
Ao longo de 37 anos ao lado do marido, Dona Yolanda participou de todas as etapas da fundação ao crescimento do Grupo Edson Queiroz. Após a morte precoce do fundador, em junho de 1982, assumiu a presidência das empresas e imprimiu nelas excepcional ritmo de consolidação e expansão de modo a incluir o Grupo Edson Queiroz entre os 100 maiores no Brasil, com 16 empresas atuando em setores diversificados, como educação superior, distribuição de gás, água mineral, fabricação de refrigerantes e sucos, metalurgia, comunicação, agropecuária, agroindústria e imobiliária.
Essas empresas geram 16 mil empregos diretos, proporcionando benefícios sociais em vários estados, sobretudo no Ceará, onde tem sua sede. Dona Yolanda Queiroz foi vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, entidade sem fins lucrativos, mantenedora da Universidade de Fortaleza, completando 43 anos de funcionamento em 2016.
Com amplo alcance social, desde 1982, a Escola de aplicação Yolanda Queiroz, no campus da Universidade de Fortaleza, atende, gratuitamente, mais de 500 crianças, na faixa etária de 05 a 12 anos, moradoras da comunidade circunvizinha e filhos de funcionários; oferecendo-lhes desde a educação infantil até o 4º ano do ensino fundamental. Essas crianças ainda têm acesso a aulas de inglês, informática, artes e ao Núcleo de Atenção Médica Integrada onde dispõem de assistência integral à saúde. A escola de Aplicação Yolanda Queiroz já alfabetizou mais de dez mil crianças ao longo de 34 anos.
Dona Yolanda dirigiu os veículos do Sistema Verdes Mares que, pela credibilidade e empatia com a opinião pública, são líderes de audiência e circulação no Ceará. Ao reconhecer sua trajetória e dedicação aos projetos empresariais e sociais brasileiros e por contribuir para o desenvolvimento do comércio no Estado do Ceará e no Brasil, a Fecomércio Ceará outorga-lhe, in memoriam, a Medalha Clóvis Arrais Maia 2016.
Onélia Maria Moreira Leite de Santana, Primeira-Dama do Estado
Natural de Juazeiro do Norte, Onélia Maria Moreira Leite de Santana nasceu em 29 de janeiro de 1982. Filha de Maria de Lurdes Moreira Leite, pedagoga e funcionária pública, e de Sebastião Leite Neto, agrônomo e funcionário público, Onélia é casada com Camilo Sobreira de Santana, governador do Estado do Ceará, com quem tem dois filhos, Pedro e Luisa.
Onélia Santana é licenciada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa e Arte Educação, pela Universidade Regional do Cariri (URCA); pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Hospitalar, pelo Centro Universitário Christus (Unichristus); mestranda em Ciências da Educação, com formação em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, pela Universidade de Harvard.
Foi eleita presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI), no Ceará. É idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, voltado ao desenvolvimento infantil e aos direitos das crianças no lazer, na saúde e na educação. Lançado em agosto de 2015, em parceira com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, por meio do Serviço Social do Comércio – Sesc, leva às praças de várias cidades no Estado a ação educacional “Arte na Praça”.
Em 2008, desempenhou a função de técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18). Foi secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), na Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte em 2006. Em 2011, atuou como secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC), também no município de Juazeiro do Norte. De 2012 a 2014, foi coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico Portuário, onde trabalhou na formação de trabalhadores portuários e familiares. Além da infância, Onélia Santana atua nas áreas das pessoas com deficiência e idosos.
Idealizou ainda o projeto Praia Acessível, que tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias, também implementado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, por meio do Sesc.
Por desempenhar e desenvolver projetos em prol da inclusão social e da requalificação do bem-estar comunitário, Onélia Maria Moreira de Leite Santana recebe a Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira de Excelência na Prestação de Serviços, no âmbito do Sesc.
Francisco Sulivan Bastos Mota, Presidente do IPREDE
Francisco Sulivan Bastos Mota, filho de Valdetário Pinheiro Mota e Laura Bastos Mota, natural de Uruburetama, é casado com Sônia Maria Cantídio Mota e pai de quatro filhos. Sulivan Mota é médico, professor de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Presidente do Instituto da Primeira Infância - IPREDE, onde ampliou a ação de combate à desnutrição criando a estimulação do desenvolvimento da criança e da transformação social de sua família, promovendo a Escola de Profissionalização Doutora Ligia Almeida, o Programa Mães Colaboradoras e convênios com Universidades no Ceará, Nacionais e estrangeiras. Também criou, no IPREDE, o Canal de TV e rádio Primeira Infância.
Formado em 1976, fez residência médica, mestrado e doutorado em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco Sulivan Bastos Mota formou o Centro de Referência Bibliográfica para o Estudo da Pediatria.
Retornando à Fortaleza, foi aprovado em concurso para professor de pediatria da Universidade Federal do Ceará e instalou o Ambulatório Integrado de Pediatria, revitalizando e levando a institucionalização da figura do “Agente de Saúde”, hoje presente em todos os municípios do País. Também fundou o Primeiro Banco de Leite do Norte e Nordeste e a Unidade Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubrind, com uma das maiores Unidades de Terapia Intensiva do Brasil.
Componente do grupo que implantou o Centro de Estudos e Pesquisas em Pediatria e instalou o Núcleo de Terapia e Estimulação Precoce – NUTEP, hoje atendendo 950 crianças na Universidade Federal do Ceará, portadoras de deficiências. Um centro de referência para o tratamento de paralisia cerebral, autismo e síndromes diversas.
Mota presidiu a SAMEAC – entidade que dá suporte à Administração da Maternidade Escola, do Hospital Universitário Walter Cantídio e do HEMOCE.
Sempre com espírito inovador e empreendedor, Doutor Sulivan Mota, está a frente do IPREDE desde fevereiro de 2006 e formalizou com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, em 2013, um Termo de Cooperação Técnica para desenvolver ações de qualificação às mulheres na área da moda, estética, beleza, informática e gastronomia. As mulheres, atendidas pelos cursos oferecidos pelo Senac, tem oportunizado renda imediata, transformando a condição de vida delas e de suas famílias. De 2013 até hoje, essas mulheres estão entre as 150 mil pessoas formadas pelo Senac Ceará.
Por fomentar atividades e campanhas em prol da vida e da sociedade visando à saúde, a alimentação e ao bem-estar do indivíduo e do coletivo, Francisco Sulivan Bastos Mota recebe a Comenda José Leite Martins de Excelência na Prestação de Serviços no âmbito do Senac.
Serviço
Local: Buffet Lulla´s Plazzá
Rua: Rua Atilano de Moura, 320
Horário: 19h30
Bairro: Guararapes \ Cocó
Show do Cantor Fagner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses